Internacional Titulo
Chávez desmente que Fidel esteja com câncer e perto da morte
Por Da AFP
16/12/2006 | 14:44
Compartilhar notícia


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desmentiu na noite desta sexta-feira que seu colega Fidel Castro, líder cubano, esteja com câncer. Ele revelou ter conversado com o amigo por telefone na última quinta-feira. “Trago-lhes uma saudação fresquinha de Fidel”, assinalou.

Em um discurso para militantes de seu comando de campanha, Chávez disse que Fidel lhes mandou uma saudação e felicitações pela vitória nas eleições de 3 de dezembro passado. Ele contou ainda que falou com Fidel sobre a Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas), a "Missão Milagre" (cirurgias oftalmológicas realizadas em parceria de ambos os governos) e outros projetos comuns.

"Fidel me surpreendeu ontem tão gratamente com esse telefonema, porque, como lhes digo, estamos revisando tudo para impulsionar a Alba", declarou, insistindo que "ele me encarregou de lhes dar suas saudações".

Chávez comentou que Fidel deu instruções para que o presidente venezuelano seja mantido a par de todos os detalhes de sua saúde e garantiu que, por isso, sabe que ele não tem câncer, como alguns veículos da imprensa sugeriram.

"Por aí, vi na imprensa que começaram a circular versões de que Fidel estaria morrendo. Eu o senti muito bem e, bom, algum dia todos vamos morrer fisicamente, mas o que é certo é que Fidel não tem câncer, estou bem inteirado", assegurou Chávez. "Ele deu instruções de que me informem detalhes de tudo o que estiver acontecendo", ressaltou.

Há poucos dias, o jornal britânico "The Independent" informou que Castro "luta contra um câncer terminal e pode morrer antes do Natal", porque se recusa a se submeter a um tratamento de quimioterapia. Funcionários cubanos garantiram, porém, que ele está se recuperando.

O comandante Fidel, de 80 anos, sofreu em 27 de julho uma delicada operação intestinal e, no dia 31 do mesmo mês, transferiu o poder para seu irmão Raúl Castro, chefe do Exército. Desde então, o presidente cubano tem aparecido em vários vídeos com Chávez e outras personalidades que o visitaram.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;