Cultura & Lazer Titulo
Sesc Pinheiros abriga atividades literárias
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
10/09/2011 | 07:21
Compartilhar notícia


Os aficionados por literatura já podem se dirigir ao Sesc Pinheiros, em São Paulo, que abrigará série de atividades gratuitas, como sarau, debate e leitura dramática ao longo do mês.

A programação abre hoje, às 17h, com o "Sarau da Ponte", que tem curadoria assinada por Caco Pontes em parceria com Berimba de Jesus. Os grupos Saraus do Binho (Campo Limpo), Pavio da Cultura (Suzano) e Suburbano (Bela Vista) participam do projeto, que explora o conceito de ponte, construção que visa transpor obstáculo para dar a continuidade de uma via de qualquer natureza.

Dessa forma, o "Sarau da Ponte" tem o objetivo de oferecer saraus na Capital para além dos obstáculos que envolvem distância social, cultural, geográfica e educacional.

No dia 13, às 14h, haverá edição do encontro mensal "Conversas ao Pé da Página", no qual figuras de destaque internacional em diversas áreas afins discutem sobre leitura e formação de leitores.

Com curadoria de Patrícia Pereira Leite e Dolores Prades, o projeto receberá nesta edição a escritora Silvia Castrillón (Bogotá, Colômbia) e a bibliotecária Maria Zenita Monteiro. Gratuitas, as inscrições devem ser feitas até hoje, pela internet (www.conversapepagina.com.br).

Já o grupo Ateliê Teatro fará a leitura dramática da obra "As Cidades e as Serras", escrita por Eça de Queirós, no dia 27, a partir das 19h3. Em seguida, a publicação também será comentada pela professora de Literatura Ana Claudia da Silva.

As atividades são indicadas tanto para interessados em literatura quanto para vestibulandos, porque os livros escolhidos fazem parte da lista unificada dos exames da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas.

Por fim, no dia 29, a partir das 19h30, os escritores Bruno Cobbi, Edson Rossato e Nelson de Oliveira integram o projeto "Escritores de Quinta". Trata-se de espaço destinado para apresentação, crítica, debate e produção da literatura multimídia.

Considerando o cenário nacional, que se utiliza de plataformas, dispositivos e suportes variados para criação, produção e distribuição, a iniciativa tem como proposta a reflexão crítica sobre o trabalho de novos escritores.

"Escritores de Quinta", que também pede inscrições, dialoga com o formato dos encontros literários que ocupam o circuito alternativo, caracterizados pela informalidade e pela simultaneidade de apresentações.


Sarau da Ponte (hoje, às 17h), Conversas ao Pé da Página (dia 13, às 14h), Leitura Dramática da obra As Cidades e as Serras (dia 27, às 19h30) e Escritores de Quinta (dia 29, às 19h30. No Sesc Pinheiros - Rua Paes Leme, 195, São Paulo. Tel.: 3095-9400. Entrada franca (algumas atividades exigem inscrições prévias).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;