Economia Titulo Vidros automotivos
Saint-Gobain amplia rede de atendimento a caminhões
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
09/07/2008 | 07:58
Compartilhar notícia


A fabricante de vidros automotivos Saint-Gobain Sekurit, cuja sede no Brasil fica em Mauá, está ampliando sua rede de lojas de serviços Sekurit Veicom, que leva a caminhoneiros serviços de troca de pára-brisas.

A rede, que tem hoje 40 pontos espalhados em rodovias pelo País, deve ganhar mais dez unidades até o final do ano, dentro de uma estratégia em que a fabricante busca ficar mais próxima dos transportadores para suprir uma deficiência nesse mercado.

Segundo o gerente comercial da rede, Rubens Sautner, a empresa há três anos fez um estudo que identificou a ausência de uma rede que fizesse a troca de pára-brisas originais para caminhoneiros e, em 2006, foi iniciado um projeto piloto, em Curitiba (PR).

Desde então, o número de pontos de venda - que são montados em parceria com instaladores de vidro clientes da companhia - só vem crescendo. A intenção é ampliar a atuação no Centro-Oeste e no Nordeste, para chegar a locais ainda não totalmente cobertos. "Estamos chegando a Salvador e a Cuiabá neste ano", disse o gerente.

A preferência por rodovias se dá porque são passagens dos caminhões e porque dentro de muitas capitais, hoje em dia, há restrição para o tráfego de veículos pesados. A parceria para a abertura da loja é fechada em geral com revendedores já estabelecidos de vidros de carros, que arcam com os novos pontos enquanto a companhia entra com apoio em marketing e com uma oferta diferenciada de preços.

Sautner revela que é possível, em um espaço pequeno (em torno de 10 m²) ter dez a 12 modelos de pára-brisas, o que já cobre quase a totalidade dos modelos de veículos de carga. Cada posto de serviço, atualmente, faz em média oito trocas de vidro por dia.

A aposta nesse canal de distribuição se explica pelo potencial que esse mercado possui e pela participação nas vendas. A área de reposição (incluindo a instalação para automóveis) representa hoje 15% do faturamento da companhia. "E a rede serve para complementar a linha direcionada às montadoras. Na Volkswagen e na Mercedes-Benz estamos praticamente em 100% dos veículos de carga", disse o gerente.

CARRETEIRO
Multinacional francesa com a presença em 20 países e faturamento mundial de 1,966 bilhão de euros (o correspondente a R$ 4,97 bilhões, pela cotação de ontem) em 2007, a Saint-Gobain Sekurit participa, de 16 a 19 deste mês, da 29ª Feira do Carreteiro, na Basílica de Aparecida (SP), para divulgar a rede de serviços Sekurit Veicom aos cerca de 5 mil caminhoneiros esperados no evento.

Além de apresentar a rede de lojas, a empresa também busca mostrar o diferencial dos vidros laminados originais instalados por profissionais treinados pela fabricante. Os laminados contêm duas chapas de vidro permeadas por uma de plástico, para evitar o estilhaçamento, enquanto os temperados, cuja venda é proibida desde 1991, contêm apenas uma chapa de vidro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;