Economia Titulo Controle financeiro
Mais da metade dos brasileiros já usaram o rotativo do cartão
Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
03/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou que 57% dos brasileiros já utilizaram o rotativo do cartão de crédito. Essa é a nomenclatura para os juros cobrados no plástico, portanto, todo valor que não for liquidado da fatura em seu vencimento terá esse custo, que hoje, segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), está em 232,12% ao ano, ou 10,52% ao mês.

 A pesquisa aponta ainda que 77% da população não sabe de quanto são os juros do rotativo. “Isso é muito ruim, porque leva a crer que as pessoas não leem nem o extrato”, criticou o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

 Ele explicou que o cartão de crédito é um aliado do consumidor quando bem utilizado, pois facilita o planejamento e o acompanhamento das contas. Mas, o problema ocorre quando o consumidor utiliza a modalidade sem se preocupar com quanto está gastando. “Além das compras normais, acaba colocando parcelas e outros gastos e, no fim do mês, não consegue pagar a fatura inteira.” Vignoli avisa que, ao pagar o mínimo, de 20%, deixa a conta quase que infinita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;