Internacional Titulo
Papa mostra disposição ao cantar em latim na missa
Das Agências
20/04/2003 | 18:02
Compartilhar notícia


A saúde de João Paulo II reagiu bem aos exaustivos ritos da Semana Santa e o Pontífice voltou a surpreender domingo ao falar de maneira enérgica, com voz forte e clara, atrevendo-se até a proferir o cântico pascal em latim. Nunca, até agora, em seus quase 25 anos de Pontificiado, o papa havia cantado em latim uma felicitação pascal ou natalina, os dois momentos do ano em que é feita a bênção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo). Domingo ele não apenas cantou, mas demonstrou energia e ânimo, revelando que mesmo tendo dificuldades para caminhar se encontra bem e disposto.

O papa também brincou com os fiéis, especialmente com jovens espanhóis e latino-americanos que o aclamaram com os tradicionais “Viva o papa” e “João Paulo II, todos gostamos de você” e que neste ano acrescentaram ao repertório “João Paulo, nosso irmão, você é mexicano”. O Sumo Pontífice, que leu as felicitações em diferentes idiomas, improvisou em espanhol e respondeu: “Pode ser que já seja mexicano.”

Durante a Missa de Ressurreição, que foi oficiada debaixo de forte chuva, o papa também cantou, sem dar sinais de cansaço. No sábado à noite, o papa ainda celebrou por mais de três horas a Vigília Pascal, onde também demonstrou satisfação e não economizou esforços: batizou sete pessoas, sua confirmação e depois lhes deu a comunhão, como também fez com outros fiéis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;