Memória Titulo MEMÓRIA
Surge o Geia
Ademir Médici
02/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


JK presidente. Em 15 de março de 1956 o novo presidente remeteu ao Congresso Nacional longa mensagem que incluía um capítulo relativo ao problema dos transportes.

Ramiz Gattáz, autor do livro A Indústria Automobilística e a 2ª Revolução Industrial no Brasil, Origens e Perspectivas, 1981, cita trecho da mensagem:
-A importância que passou a adquirir, no País, o transporte rodoviário, a curta e longa distâncias, vem criar a necessidade urgente de ser instituída, entre nós, a indústria automobilística, em bases amplas e definitivas.
Outra iniciativa inicial do governo JK foi a criação do Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística). Caberia ao Geia examinar, aprovar e rejeitar os projetos industriais apresentados ao governo. E propor ao presidente da República os chamados planos nacionais automobilísticos, relativos à industrialização de cada tipo de veículo.
Juscelino assinou, em seguida, três decretos instituindo planos: um relativo a caminhões, outro relativo a jipes e o terceiro relativo a camionetas, caminhões leves e furgões.
Era 1956. Os decretos causaram grande impacto, sobretudo pela rapidez com que todo o planejamento foi apresentado. O Grande ABC se beneficiaria disso.
 

Maria Lídia, 88 anos.
Hoje seria centenária.
Biografia premiada.
Em português e italiano

O centenário de Maria Lídia Secol Breda, hoje, permite vários registros.
 Ela nasceu em São Bernardo, em 2 de novembro de 1918, quando a então chamada vila era, ao mesmo tempo, sede do único município do atual Grande ABC e do Núcleo Colonial, criado em 1877.
Atuou como parteira Teresina Capitanio Fantinatti, uma senhora italiana, com formação em obstetrícia – não era uma ‘entendida’ ou ‘curiosa’, como se dizia – e que era vista com frequência cruzando as linhas coloniais para atender aos chamados.
Rita Angela Zincaglia, neta de dona Teresina, dizia que a avó dirigia uma charrete, levando no birote (ou coque) uma pistola.
A Seção de Pesquisa e Memória da Prefeitura guarda um livro onde dona Teresina anotava os partos realizados.
Hilda Breda, filha de dona Maria Lídia, consultou aquele livro e reproduziu o registro do nascimento da mãe.
Fez mais a Hilda. Em 2006, logo após o falecimento de dona Lídia, escreveu sobre ela, atendendo ao pedido de um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, frequentada pelo irmão.
Algum tempo depois, Hilda escreveu a mesma história da mãe, no idioma italiano, utilizando a estrutura de um conto. Ganhou o primeiro lugar no concurso de redação da Fecibesp(Federação das Entidades Culturais Ítalo Brasileiras do Estado de São Paulo).

Nota – A íntegra do trabalho de Hilda Breda pode ser lida no facebook da Memória. Acompanhem.

Em 2 de novembro de...

1918 – A gripe espanhola na região: em tratamento, 450 gripados, tendo entrado em convalescença cerca de 520.
A fábrica Lucinda (Ipiranguinha) instalou um posto médico.
Enfermos quase todos os empregados de Santo André.
Continuam enfermos os médicos Nuno Guerner e Francisco Perrone. Faltavam médicos. Começava a faltar medicamentos.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: foi proclamada a República na Hungria.
1943 – Rolando Marques nasce em São Paulo. Locutor, narrador, expoente da equipe ‘Os Craques do Rádio’. ‘A Voz de Ouro do Grande ABC’ completaria hoje 75 anos.
1983 – Sermão de Finados. Disse o padre Adelino de Carli, pároco de São Bernardo: “Devemos nos lembrar da ressurreição, da vida eterna. Isso é motivo para alegria e não para tristeza”.

Interação com Facebook
 

‘De profundis...’

Minha avó era um retrato em preto e branco na parede. Magra, austera, sem idade definida – às vezes me parecia velha, às vezes rejuvenescia quando batia o sol na moldura. E não podia entender que seus olhos repousassem na caixa de concreto da Quarta Parada (cemitério).
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário no Dia de Finados de 1988 e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 2 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6899
Manchete – CPI indicia Sarney (presidente da República), Saulo (Ramos, consultor-geral da República) e três ministros
Eleições Municipais – Aumenta a violência eleitoral na região. Micro-ônibus da campanha do candidato Mauricio Soares, a prefeito de São Bernardo, foi incendiado.
Memória – Lembrando o professor Paulo Sinna, diretor do Ginásio Santo André.
Memória Eleições – Jornal na campanha.
Celebração – A festa do 12º aniversário do Buso Palace, em São Caetano. Reportagem: Claudete Reinhart.
Polícia – Bando ameaça invadir cadeia de São Bernardo e resgatar o pistoleiro Nonô.

Hoje

Dia de Finados ou dos Fiéis Defuntos
- “O Dia de Finados é consagrado à saudade. Ei-la que toma vulto; que deixa o cantinho a que se recolheu ao ano passado e que se apossa de todo o nosso ser, transportando-se em nossa alma, pelo espaço infinito à procura das almas libertas dos que nos acompanharam em vida.”
João Domingues Tavares, jornalista, em O Imparcial, edição de 1º de novembro de 1934. O jornal era editado em Santo André e circulava no nascente Grande ABC.

"VILA DE SÃO BERNARDO – Finados. A Congregação Evangélica, d’esta vila, convida o povo em geral para assistir às pregações do Evangelho que serão feitas no próximo dia 2 de novembro, às 3 horas da tarde, no cemitério local. Sereis bem-vindos. A comissão”.
Notícia publicada em O Imparcial, 31 de outubro de 1935.

Santos do Dia

- Vitorino de Pettau, Bispo e mártir (faleceu por volta do ano 303). Bispo de Ptuj, na atual Eslovênia. Autor de vários trabalhos denominados ‘escritos exegéticos’.
A teologia exegética busca estabelecer um estudo sistemático dos livros sagrados utilizando o conhecimento das línguas originais em que foram escritos, como o hebraico e o grego antigo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;