Nacional Titulo
Ouro Preto se prepara para comemorar Dia de Tiradentes
Por Da Agência Brasil
20/04/2003 | 18:49
Compartilhar notícia


Palco da Inconfidência Mineira e uma das principais cidades históricas do país, Ouro Preto se prepara para a maior comemoração pelo Dia de Tiradentes. Na segunda-feira, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Aécio Neves (PSDB), a memória do mártir da Inconfidência será lembrada na praça que leva o seu nome, no coração da cidade. A cerimônia está marcada para as 11 horas, após a chegada do presidente.

Lula vai passar em revista as tropas do Instituto de Educação de Segurança Pública e, em seguida, será homenageado com o Grande Colar da Inconfidência, uma comenda entregue há mais de 50 anos aos brasileiros que contribuíram para a projeção do Estado de Minas Gerais.

Além do presidente, outras 187 pessoas serão homenageadas, dentre elas o ministro da Cultura, Gilberto Gil, a presidente da Fundação Ayrton Senna, Viviane Senna, e a médica Zilda Arns, da Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante a cerimônia, também será acesa a Pira da Liberdade, em memória dos mártires da Inconfidência Mineira. O movimento de insurreição de Minas Gerais ocorreu em 1789 e resultou na morte e esquartejamento de seu líder, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;