Cultura & Lazer Titulo Lucas e Spielberg
Hiato de 19 anos teve culpados
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
22/05/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Lá se vão mais de 30 anos quando George Lucas e Steven Spielberg estavam sentados numa praia do Havaí, esperando para ouvir as notícias sobre a estréia de Guerra nas Estrelas (1977), de Lucas (Spielberg já havia arrebentado a banca em Tubarão, de 1975), quando Spielberg disse que queria fazer filmes como os de James Bond e Lucas comentou sobre a idéia de filmar a história de um arqueólogo, nos moldes dos antigos seriados, um caçador de tesouros um tanto cínico, um tanto romântico (Philip Kaufman também ajudou Lucas na criação).

Mas entre a concretização desse projeto, em 1981, e a última saga, 1989, se passaram respectivamente 27 e 19 anos. Por que a demora? Em parte porque Spielberg não estava gostando muito do argumento que se baseava em um crânio de cristal adquirido pelo governo francês em 1875, vendido pelo arqueólogo Alphonse Pinard, como uma falsa relíquia asteca. Mas para a fantasia de Lucas e Spielberg pouco importava. De qualquer forma, Spielberg não gostou da idéia de um tesouro asteca, e foi desaprovando roteiros desde 1989.

Desse ano em diante, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal foi objeto de correções, observações e novos tratamentos por parte de roteiristas do porte de Frank Darabont, Lawrence Kasdan, Jeb Stuart, Stephen Gaghan, Tom Stoppard e M. Night Shyamalan, entre outros, a nata da escrita hollywoodiana atual, até chegar à forma final, assinada por Lucas e David Koepp.

Quando finalmente encontraram o argumento, perceberam que a idade avançou para o ator Harrison Ford. Outra parte do trabalho foi convencê-lo a recolocar o chapéu e a jaqueta de Indy. Não iriam chamar Tom Selleck - que chegou a fazer testes para ser Indy em 1980 e passou, mas a Rede CBS o havia escalado para ser o detetive Magnum na série de TV.

Outra ação crucial foi convencer de novo Spielberg, que se acostumou a fazer filmes mais sérios e dramáticos e ia bem (vide Munique). Voltar ao passado só se fosse para reler a si mesmo. Cá entre nós, Lucas e Spielberg, inventores do cinema espetáculo, sabem mesmo é como faturar em Hollywood.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;