Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quem construiu a Torre Eiffel?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
11/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A Torre Eiffel, que fica em Paris, na França, foi projetada no fim do século 19 pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (1832-1923) e erguida por centenas de operários. Levou dois anos, dois meses e cinco dias para ser concluída; pouco tempo por se tratar de construção grande e complexa para a época.

Inaugurada oficialmente em 31 de março de 1889, a torre foi feita para a Exposição Universal, evento que celebrou os 100 anos da Revolução Francesa. A ideia inicial era desmontá-la 20 anos depois. Para evitar que isso acontecesse, Gustave tratou de incentivar pesquisas científicas no local.

Outro fato curioso é que muitos franceses, até mesmo artistas e estudiosos, protestaram contra a obra por achá-la feia e desnecessária. Aos poucos, no entanto, conquistou a população, de quem ganhou o apelido de Dama de Ferro, e transformou-se no cartão-postal mais famoso de Paris.

O monumento feito de ferro tem 324 metros de altura e pesa cerca de 10 mil toneladas. No topo há dezenas de antenas de rádio e TV. Até o início dos anos 1930, era a construção mais alta do mundo, mas perdeu a posição para o Edifício Chrysler, em Nova York, nos Estados Unidos.

A torre possui três andares, que podem ser visitados. Nos dois primeiros - que ficam a 57 metros e 115 metros de altura, respectivamente - é possível chegar de escada ou elevadores. Já no terceiro patamar, a 276 metros do chão, só dá para subir de elevador. Todos oferecem linda vista de Paris. E como venta bastante, em geral, faz frio danado lá em cima.

Aberta todos os dias da semana, recebe aproximadamente 7 milhões de turistas por ano. Por isso, é comum ter filas enormes para visitá-la. Ao anoitecer, milhares de lâmpadas piscam no início de cada hora, criando bonito espetáculo.

 

Voo em torno do monumento

Um brasileiro ficou internacionalmente famoso ao realizar façanha em torno da Torre Eiffel. Em 19 de outubro de 1901 - apenas dois anos após a inauguração do monumento -, Alberto Santos Dumont (1873-1932) contornou a construção de ferro em 30 minutos a bordo do dirigível (tipo de balão) Número 6. O aparelho foi desenvolvido por ele.

Na ocasião, participava do concurso Deutsch Prize, do qual foi vencedor. Doou mais da metade do dinheiro que recebeu aos pobres e dividiu o restante entre seus mecânicos. Por causa do feito, também ganhou prêmio do governo brasileiro e foi convidado para conhecer pessoalmente o inventor Thomas Edison e o presidente norte-americano Theodore Roosevelt.

Foi no céu de Paris que o mineiro Santos Dumont também fez outra proeza. Em 1906, voou no 14-Bis, primeira aeronave movida a motor e hélice.

 

Saiba mais

- Parte da escada original é preservada na Torre Eiffel, mas ninguém a usa. Era por meio dela que Gustave subia até o último andar, onde ficava seu pequeno apartamento. No local recebeu visitantes famosos, como o inventor norte-americano Thomas Edison.

- Os metais se expandem (aumentam de tamanho) com o calor. Como a torre é feita de ferro, o fenômeno acontece quando o sol forte bate em um dos lados. Por causa disso, seu topo se inclina um pouquinho na direção contrária a ele. Os turistas não conseguem perceber. O fato também não oferece perigo. À noite, ao esfriar, a estrutura volta para o centro.

- Gustave Eiffel projetou a estrutura de metal de outro famoso monumento: a Estátua da Liberdade. Foi enviada de navio pela França como presente para os Estados Unidos, em homenagem ao centenário da Declaração de Independência do país; viajou desmontada. A inauguração aconteceu em 28 de outubro de 1886. Tem 46 metros de altura (93 metros com o pedestal). Seu nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo.

 

A dúvida de Mateus de Oliveira Nunes, 10 anos, de São Bernardo, surgiu após assistir a programa de perguntas na TV. Questionaram quem inventou a Torre Eiffel, mas o menino não viu a resposta. "É alta e tem estrutura de ferro. Fica em Paris, na França." Ele pretende visitá-la quando crescer. "É um dos meus sonhos. Quero viajar pelo mundo."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;