Política Titulo Articulação
PT não abre mão da
Câmara de Sto.André

Reeleitos, vereadores Montorinho e Tiago Nogueira são
os dois nomes mais cotados para a presidência da Casa

Por Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
08/11/2012 | 06:30
Compartilhar notícia


Ainda em fase inicial de conversações para transição e formação do bloco governista na gestão do prefeito eleito, o deputado estadual Carlos Grana (PT), o PT não abrirá mão da presidência da Câmara para o próximo biênio (2013-2014). Por enquanto, os dois nomes que se despontam para assumir a chefia do Legislativo são os dos vereadores Tiago Nogueira e José Montoro Filho, o Montorinho.

A experiência no Legislativo e atuação como opositores à administração do prefeito Aidan Ravin (PTB), derrotado na tentativa de reeleição, devem credenciar um dos dois parlamentares a pleitear a presidência, após processo de consenso interno do PT.

Pesa a favor de Tiago o seu papel destacado como opositor à gestão petebista durante as sessões ordinárias, frequentemente apresentando denúncias contra o Paço. Por sua vez, a vantagem de Montorinho vem na experiência de seis mandatos - irá para o sétimo - e a sua passagem na presidência da Câmara (2007-2008), ao fim da gestão de João Avamileno (PT).

Ao todo, o PT elegeu cinco representantes da Câmara para o próxima legislatura, tendo, assim, a maior bancada. O que reforça o desejo da agremiação em assumir a presidência da Casa. A sigla também terá os estreantes Eduardo Leite, Luiz Alberto e Bete Tonobohn Siraque. Na coligação proporcional com PRP - partido da vice Oswana Fameli -, Antonio Rodrigues da Silva, o Tonho Lagoa, configura o bloco.

Além destes, os vereadores eleitos Ivanildo Pereira Lobo (PDT), Cosmo Rodrigues Cardoso, o Cosmo do Gás (PDT), e Ronaldo de Castro (PRB) já aderiram ao bloco aliado. Os três participaram da campanha de Grana no segundo turno das eleições ao lado do ex-candidato ao Paço, Raimundo Salles (PDT).

Para satisfazer os possíveis aliados no Legislativo, o PT pode dar espaço nos demais cargos da mesa diretora, como vice-presidência, primeira e segundas secretarias. "Não podemos abrir mão da presidência. Mas não adianta (esse processo) ficar apenas no PT. Precisamos de 11 (vereadores) e trabalharemos a ideia de ter maioria na Câmara para ter o presidente", discorreu Montorinho.

 

PT DO B

A reunião que selaria a adesão do PTdoB à base de sustentação do governo Grana foi remarcada de ontem para hoje. Apesar disso, os sinais de adesão dos trabalhistas ao governo petista são evidentes.

Eleitos pelo PTdoB, Elian Santana e Marcos Pinchiari compareceram ao café da manhã realizado ontem por Grana, no Hotel Plaza Maior, região central da cidade. Na ocasião, compareceram os candidatos vitoriosos no pleito de 7 de outubro do PT, PRP, PDT e PRB, totalizando em 11 futuros representantes da Câmara.

 

Transição entre equipes de Grana e Aidan começa amanhã

 

O primeiro encontro que marca a transição da administração do prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), para a gestão a seguir, do deputado estadual Carlos Grana (PT), será realizada amanhã, às 16h, na Prefeitura. Os representantes do petista levarão uma lista de documentos solicitados a cada secretaria e agendarão outras reuniões que devem prosseguir depois do feriado do dia 15 (Proclamação da República).

A lista de documentos será entregue pelo presidente do PT de Santo André, Luiz Turco, acompanhado pelo vereador Tiago Nogueira (PT), ao secretário de Orçamento e Planejamento, Edson Salvo Melo. O responsável pela Pasta estará ao lado do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, José Antonio Acemel, o Espanhol.

As informações requeridas pela equipe de Grana são referentes aos passivos, contratos da Prefeitura que vencerão em curto prazo, estoque de remédios, contas a pagar, entre outros pontos. A reunião foi ratificada em contato via e-mail entre Turco e Salvo Melo, ontem.

Depois de agendar os próximos encontros, o PT formará, por critérios técnicos, equipes que vão dialogar com cada secretaria, a fim de ter um diagnóstico da situação financeira e administrativa da Prefeitura.

 

BRASÍLIA

Após marcada a primeira reunião de transição, Grana se dirigiu a Brasília, junto com Turco, onde se encontraria com a presidente Dilma Rousseff e também com ministros. A agenda servirá para firmar a ajuda do govertração para o mandato 2013-2016. O prefeito eleito deve retornar amanhã.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;