Setecidades Titulo Solidariedade
Jovem da região mobiliza 330 doadores em 6 dias

Paola di Napoli Quartarollo teve leucemia e morreu no sábado

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
26/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A estudante Paola di Napoli Quartarollo, 22 anos, conseguiu mobilizar 330 pessoas para doar sangue em seu nome em apenas seis dias. As cinco unidades do Hemocentro São Lucas, sendo duas na região, recebem, em média, 100 doações por dia. Isso significa que, no período em que Paola ficou internada, 55% dos doadores se sensibilizaram com sua causa e compareceram ao local para colaborar. A jovem foi diagnosticada com leucemia e não resistiu à doença.

Paola foi internada no Hospital São Lucas no dia 16 e, no dia seguinte, exames confirmaram a leucemia, já em estágio avançado. Conforme familiares, o único sintoma eram manchas no corpo. "Ela não tinha nada, foi tudo muito rápido. Nem conseguimos entender direito o que aconteceu", disse a tia Rita de Cássia Quartarollo Sousa, 45.

No dia 17, Paola fez um apelo aos amigos e familiares em vídeo publicado na  rede social Facebook. A jovem pedia para que fossem doar em seu nome, pois precisava de plaquetas (células que compõem o sangue e são responsáveis pela coagulação) de 12 em 12 horas.

A corrente do bem se espalhou e desconhecidos começaram a procurar as unidades do hemocentro a fim de ajudar a jovem. Na região, São Bernardo e Santo André possuem centros do São Lucas. Aqueles que não podiam doar compartilhavam a informação, e mesmo quem não tinha acesso à internet ajudou no boca a boca, pedindo a vizinhos e parentes. Infelizmente, Paola não resistiu à doença e veio a óbito no sábado.

Mesmo abalados diante da perda, amigos e parentes querem que a campanha continue. "Foi um incentivo que ela mesma fez em vida. E sei que minha neta ajudou a salvar muita gente", disse a dona de casa e avó da estudante Dozolina Setti, 73.

Para se ter uma ideia, um único doador é capaz de ajudar até quatro pacientes. Para doar, é preciso ser maior de 18, ter mais que 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não ter praticado atividade física no dia e se alimentar com duas horas de antecedência. Quem se interessar pode comparecer a uma das unidades do Hemocentro São Lucas.

Na região:

Unidade Santo André
Rua Votuporanga, 115 - Vila Dora
2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

Unidade São Bernardo 
Rua Mediterrâneo, 470 - Centro
2ª a 6ª feira, das 8h às 17h Na Capital

Na Capital:

Unidade Vila Olímpia
Avenida Santo Amaro, 2468 - Vila Olímpia 
2ª a 6ª feira, 8h às 17h

Unidade Liberdade
Rua Barão de Iguape, 212/2º andar - Liberdade
2ª a 6ª feira, 8h às 17h Na Grande São Paulo

Na Grande São Paulo:

Unidade Guarulhos
Rua Santo Antônio, 242 - Centro
2ª a 6ª feira, 8h às 17h




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;