Economia Titulo
Diadema representa São Paulo no programa ExportaCidades
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/05/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


Diadema é uma das dez cidades selecionadas para inaugurar o programa ExportaCidade, que será lançado nesta quarta-feira, conforme antecipou o Diário em 29 de abril. O objetivo do projeto do governo federal é aumentar as exportações e fortalecer a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. Pelo programa, municípios com vocação para exportar vão receber ajuda que vai do apoio para participar de feiras internacionais até treinamento de micro e pequenos empresários locais.

A primeira cidade selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para implantar o programa foi Campo Largo, no Paraná. Outras nove cidades já foram escolhidas: Nova Friburgo (RJ), Maués (AM), Marituba (PA), Juazeiro (BA), Sobral (CE), Anápolis (GO), Dourados (MS), Jaraguá do Sul (SC) e Diadema (SP).

Na escolha, pesou o fato de Diadema reunir um grande número de indústrias exportadoras - mais de 260 -, e uma ampla base de 1,2 mil indústrias. A cidade tem ainda APLs (Arranjo Produtivos Locais), como o Pólo de Cosméticos, que reúne mais de 100 indústrias do segmento. Além disso, a maior parte das companhias que vendem ao exterior no município são de pequeno e médio portes, mas a cidade ampliou expressivamente, em 30%, o volume exportado no ano passado. Passou de US$ 172,7 milhões obtidos com o mercado internacional em 2003 para US$ 224 milhões em 2004.

O ExportaCidade prevê a instalação de núcleos de apoio aos exportadores, mapeamento da quantidade, qualidade e capacitação da produção local e inserção das empresas em feiras nacionais e internacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;