Setecidades Titulo
Ato chama atenção ao caso da menina desaparecida Amanda
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
05/05/2006 | 07:35
Compartilhar notícia


Diário do Grande ABCCerca de 70 moradores do Jardim Santo André se reuniram quinta-feira à tarde e fizeram manifestação para chamar a atenção das autoridades para o sumiço de Amanda de Oliveira Mendes, 8 anos. Eles foram com faixas para o cruzamento da estrada do Pedroso com a avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ponto mais movimentado do bairro. A garota sumiu no domingo à tarde de frente de sua casa

Com grito de Queremos Justiça, vizinhos e amigos da família mostravam fotos da menina a pedestres e motoristas. O locutor Reginaldo Barbosa, que passava de carro pelo local, achou a atitude válida. "Imagino que deve ser terrível ter uma criança desaparecida. Não me importo em parar um minuto para tentar ajudar", disse.

O vendedor Robson de Souza comentou que a movimentação popular estava atrapalhando o comércio da região. "Por volta das 13h30, os manifestantes queimaram pneus e objetos de madeira no meio da estrada. As pessoas ficaram assustadas", disse. Para Diana Silva dos Santos, que passeava de bicicleta pelo bairro, a mobilização é necessária. "Imagino o sofrimento dos pais dessa criança. O povo precisa ir às ruas mesmo, reinvidicar atenção", garante.

O colaborador da Associação dos Moradores dos Prédios do Jardim Santo André, Valter Barbosa, diz que a população está unida e disposta a continuar lutando pela volta de Amanda. "Não vamos desistir. Se nada acontecer até amanhã (nesta sexta-feira), vamos convocar todo o bairro para uma grande manifestação rumo à Prefeitura. Precisamos sensibilizar as pessoas e, principalmente, as autoridades", afirma.

Segundo a tia da garota, Gina Alves da Silva, as buscas caminham em ritmo lento. "A polícia deveria utilizar equipamentos mais apropriados, como helicópteros. Nossa região é composta por muitas matas, é preciso verificar todas as possibilidades. Se a Amanda fosse rica, tudo seria diferente, tenho certeza", declara. O delegado titular do 6º DP de Santo André, Darci Freitas, contesta. "Destinamos três equipes para o caso. Nossa prioridade é vasculhar, justamente, as áreas abandonadas", afirma.

Boatos – Na busca por informações, moradores do Jardim Santo André tentam fazer ligações entre o sumiço de Amanda e outros casos comentados na região. A dona-de-casa Cleide Hanemann garante que sua filha já foi abordada por um rapaz que queria levá-la. "Ele queria, mas ela ficou com medo e saiu correndo. Estamos apavorados. Outro dia mesmo, soubemos que uma garota foi encontrada morta por aqui", diz.

Para o delegado Freitas, tudo não passa de boato. "Infelizmente, em situações de desespero, as pessoas começam a imaginar fatos que não existem. O único caso de desaparecimento que estamos investigando é o da Amanda. Nenhuma outra queixa foi registrada", diz. O responsável pela investigação garante que falsos comentários só dificultam o trabalho de investigação. "É preciso tomar cuidado com o que se fala", completa.

Até a noite de quinta-feira, o caso permanecia sem pistas. O único suspeito – um rapaz moreno, de cerca de 28 anos, que usava camisa verde e que teria sido visto andando com Amanda pelo bairro no fim da tarde de domingo – não foi identificado. Qualquer informação deve ser dada à polícia pelo disque-denúncia: 181.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;