Setecidades Titulo
PM acha mil caixas de cigarro contrabandeado
Por Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
13/11/2006 | 22:03
Compartilhar notícia


Cerca de 1 milhão de maços de cigarro contrabandeados do Paraguai foram encontrados segunda-feira de madrugada pela Polícia Militar num lava-rápido de caminhões em Utinga, Santo André. A carga estava em uma carreta estacionada no pátio do estabelecimento, onde havia também um ônibus cujos bancos haviam sido arrancados – meio de transporte típico desse tipo de contrabando pela fronteira, segundo a polícia.

O local foi descoberto quase por acaso. Policiais que seguiam pela avenida Utinga, sentido Santa Terezinha, encontraram uma picape Frontier em alta velocidade pelo sentido contrário. Sem chamar a atenção, a viatura resolveu perseguir a picape e pediu apoio de outra viatura. O carro foi parado na frente do lava-rápido, na rua Bilbao, paralela à avenida Utinga.

A suspeita inicial dos policiais militares era de que o carro poderia ser roubado, uma vez que a região é conhecida por servir esconderijo a veículos dessa natureza. Entretanto, quando abordaram o motorista da Frontier, ele disse que a atividade ilegal na verdade era outra. Confessou aos PMs que mantinha uma carga de cigarros vindos do Paraguai.

Os policiais encontraram a carreta e puderam contar cerca de mil caixas fechadas de cigarro. Todas elas de marcas populares e pouco conhecidas, como Eight, Hills, Euro e Vila Rica.

Segundo os PMs, a carga no varejo valeria pelo menos R$ 3 milhões. Vendo que não havia nenhuma nota fiscal da mercadoria, decidiram prender a dupla em flagrante.

Francinaldo Gomes de Andrade, 35 anos, e Washington da Silva Tonhá, 26, responderão por contrabando. Como esse delito é um crime federal, a PM decidiu apresentar a dupla na Superintendência da Polícia Federal, no bairro da Lapa, na Capital, em vez de levá-los ao 2º DP de Santo André, delegacia responsável pela área onde o contrabando funcionava.

Causou estranheza aos policiais o local de instalação do lava-rápido. A rua lateral à entrada é de terra e cascalhos, inadequada para esse tipo de serviço, uma vez que junta muito pó. Outro fato que despertou a curiosidade dos policiais foi o nome do lava-rápido, L&M, nome de uma marca de cigarro.

A perícia da Polícia Federal chegou ao lava-rápido somente na tarde de segunda-feira, 16 horas após a descoberta da carga. Os maços foram apreendidos e encaminhados para o depósito da PF. Auditores fiscais da Receita Federal também vistoriaram a carga ilegal.

Por conta de um revólver encontrado no lava-rápido, a dupla também foi autuada pela Polícia Militar por posse de arma de fogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;