Cena Política Titulo
Bittencourt mira vice de Paulo Serra
Por Raphael Rocha
15/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-deputado estadual, José Bittencourt (Republicanos) hoje é superintendente do IPSA (Instituto de Previdência de Santo André), cargo em comissão no governo do prefeito Paulo Serra (PSDB). Publicamente, a despeito das investidas de seu partido em ter um candidato próprio na eleição do ano que vem, Bittencourt tem jurado lealdade ao tucano. E, para o ex-parlamentar, a parceria é tão boa que poderia ser estendida. No sábado, durante lançamento das obras na Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André), Bittencourt foi flagrado em longa conversa com o vereador André Scarpino (PSDB) pedindo para que o tucano intercedesse por seu nome junto ao prefeito para indicá-lo como vice na chapa que buscará a reeleição no ano que vem. O atual vice é Luiz Zacarias (PTB), favorito para permanecer no posto.

BASTIDORES

Passo à frente
A decisão do PT de Mauá de suprimir o processo de prévias e escolher o futuro prefeiturável por consenso sinalizou que o vereador Marcelo Oliveira é favorito para representar a legenda nas urnas no ano que vem. O nome do parlamentar tem mais adesão a pessoas influentes no petismo, que creem ser necessária a apresentação de figura mais nova diante de um cenário conturbado politicamente em Mauá.


Estratégia
Tem gerado certo incômodo a pessoas próximas do ex-prefeito Luiz Marinho (PT) o planejamento da pré-candidatura do petista à Prefeitura de São Bernardo, que envolve nacionalização da campanha – Marinho é afilhado político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – e redução da chapa de candidatos a vereador, com alegação de falta de recursos para montagem do bloco. Figuras que participaram de campanhas políticas em São Bernardo no passado acreditam que os impactos das redes sociais não será tão grande quanto foi no pleito presidencial e que, sem candidatos competitivos à Câmara, o projeto pode ser enfraquecido.

Apoio
O vereador Ivan Silva (SD), de São Bernardo, não esconde de ninguém seu otimismo com relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para repórteres que cobrem as sessões e assessores, reafirma que Bolsonaro fará o melhor governo da história do País. Na quarta-feira, porém, tamanha exaltação ficou em xeque. Ele foi questionado por assessor de um vereador sobre quais ações que ele destacava como positivas da administração federal. Pensou e tergiversou, saindo da conversa sem responder concretamente.

Mosca azul
Depois de demonstrar certa resistência, o empresário José Roberto Lourencini, dono de tradicional supermercado em Mauá, parece ter tomado gosto pela política. Potencial candidato do PSDB à Prefeitura no ano que vem, diariamente realiza agendas em bairros da periferia da cidade, com objetivo de colher demandas e se apresentar ao eleitorado.

Na lista
Ex-vereador de São Caetano, Cabo Dias tem circulado pelo município se colocando como pré-candidato a prefeito da cidade no ano que vem. Parlamentar até 2016, pelo PV, Cabo Dias não conseguiu a reeleição naquele ano, quando buscou cadeira pela Rede Sustentabilidade: obteve somente 303 votos.

Almoço
O vice-prefeito de São Caetano, Beto Vidoski (PSDB), e o presidente da Câmara são-caetanense, Pio Mielo (MDB), foram vistos em tradicional restaurante de Santo André ontem, na hora do almoço. A conversa, permeada por risoto, envolveu o Corinthians – ambos são corintianos fanáticos – e o futuro de São Caetano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;