Internacional Titulo
Venezuela promoverá o Banco do Sul na cúpula de Cochabamba
Por Da AFP
22/11/2006 | 17:33
Compartilhar notícia


A Venezuela promoverá a criação de um Banco do Sul durante a cúpula da Comunidade Sul-Americana das Nações que será realizada de 8 a 9 de dezembro na cidade boliviana de Cochabamba e na qual o presidente Hugo Chávez já confirmou presença.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, disse nesta quarta-feira que Chávez participará desta cúpula com um conjunto de propostas para o setor de telecomunicações e o Banco do Sul.

"A idéia é que em 2007 e nos anos que estão por vir a Venezuela continue trabalhando com nossos irmãos da América do Sul na construção definitiva do novo modelo de integração da América do Sul", disse Maduro a jornalistas.

Chávez adiantou que sua primeira viagem, após as eleições presidenciais de 3 de dezembro, em que tenta um novo mandato de seis anos, será ao Brasil, provavelmente no dia 6 ou 7 de dezembro. Do Brasil, Chávez deve seguir para Cochabamba.

A Comunidade Sul-Americana é integrada por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A primeira reunião foi realizada em outubro de 2005 em Brasilia.

O Banco do Sul é uma idéia promovida pela Venezuela, que busca criar uma instituição financeira que sirva para que as nações latino-americanas e os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) enfrentem "turbulências financeiras".

O Banco do Sul serviria para reunir recursos que permitam aos países enfrentar eventuais crises financeiras e também impulsionar planos de desenvolvimento sem a necessidade de recorrer a organismos multilaterais como o Fundo Monetário Internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;