Memória Titulo Memória
Uma visita à Casa Encantada
Ademir Medici
03/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Hoje, Dia de Santa Cruz, é a data maior de Rio Grande da Serra. O dia foi escolhido para celebrar o aniversário da emancipação político-administrativa da cidade. Em celebração à data, Memória publica a Semana Rio Grande da Serra 2018.

Nessa data especial, quem faz a Memória são as professoras Cida, Maria de Oliveira, Sandra e Valéria, mais os seus alunos. Eles expuseram trabalhos durante a realização do 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017.

Trabalhos nascidos de muita pesquisa: em rodas de conversa, entrevistas com os familiares, pesquisa em livros e – claro! – na Internet.

E algumas declarações de amor à cidade afloraram: “Gosto de morar aqui. Têm árvores, cachoeiras, represas, bicas, muita natureza. Mas o lugar que mais conheço é a Casa Encantada. Sempre nos passeios da escola vou lá. É legal. Além de aprender sobre segurança no trânsito e reciclagem, brinco com meus amigos”.

Uma maquete ensina que a vegetação de Rio Grande da Serra é predominantemente de floresta, com formação básica de Mata Atlântica. Muito bem, alunos...

Diário há 30 anos

Terça-feira, 3 de maio de 1988 - ano 30, edição 6742

Manchete – Constituinte define política urbana.

Rio Grande da Serra – No ano 24 da sua emancipação, falta dinheiro para tantas reivindicações.

Prefeitura ganhou prédio próprio no Centro.

Posto de Saúde passa a atender 24 horas por dia.

Mas Rio Grande carece de muito mais em saneamento básico.

Memória – Rio Grande da Serra: era o velho caminho para Mogi das Cruzes.

Cultura & Lazer – E o som nacional chega à era do CD - compact disc. Reportagem: Maria Angélica Fertrasoli, com fotos de Wilson Magão.

Guido Fidelis (crônica) – Contatos imediatos com eleições.


Hoje

Dia do Sertanejo

Dia do Sol

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa


Santos do Dia

No calendário litúrgico, hoje é o Dia da Invenção de Santa Cruz. A data registra a descoberta da Cruz de Cristo, a Vera Cruz, em 326, por Santa Helena e ainda a recuperação da mesma Cruz em 628 por Heráclio, que a reconquistou aos persas e a levou às costas para Jerusalém, tendo a entregue ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630.

Fonte: blog Calendarr, Portugal

Filipe

Tiago Menor


Em 3 de maio de...

1878 – Jornais noticiam a ocorrência de casos de varíola na Freguesia de São Bernardo, atual Grande ABC.

1918 – O operário Manuel Monteiro Ribeiro sofre acidente e cai de um vagão da 'São Paulo Railway' na Estação Rio Grande, hoje Rio Grande da Serra. Bate com o ventre numa pedra, sofrendo forte contusão. É atendido no Hospital da Misericórdia, em São Paulo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o Xá da Pérsia subscreve no Empréstimo da Liberdade.

1933 – As mulheres brasileiras vão às urnas pela primeira vez.

1948 – Fundado, em Santo André, o Clube Bochófilo, que amanhã ganha sede remodelada no lugar do antigo ginásio, à Rua Almirante Tamandaré, 584.

2003 –Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri - desenhista do Diário estréia a tirinha da Bigail. Dois craques: o desenhista e a personagem.

Municípios Brasileiros

Além de Rio Grande da Serra, celebram aniversários em 3 de maio:

Em São Paulo, Areiópolis, Bebedouro, Brotas, Catiguá, Cesário Lange, Iracemápolis, Pinhalzinho, Poloni, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santópolis do Aguapeí, São Francisco e Valentim Gentil

No Maranhão, Borra do Corda

No Espírito Santo, Boa Esperança

No Paraná, Imbituva, Braganey e Santa Terezinha de Itaipu

No Rio Grande do Sul, Capão do Leão, Fortaleza dos Valos, São Nicolau e Três de Maio

No Ceará, Croatá e Tauá

Em Minas Gerais, Eugenópolis

No Rio de Janeiro, Miracema

No Mato Grosso, Reserva do Cabaçal e Ribeirão Cascalheira

Fonte: IBGE





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;