Cultura & Lazer Titulo
Ilustrador do Diário lança livro na Bienal
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
15/03/2006 | 09:00
Compartilhar notícia


A história já começa interessante na vida real: dois primos que cresceram juntos brincavam de fazer livros. Um nasceu para desenhar; outro, para escrever. Aos 10 anos criavam seus primeiros livrinhos. Décadas depois o ilustrador Ricardo Girotto, 39 anos, e o escritor Márcio Thamos, 38, lançam na quinta na 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo o infantil O Umbigo do Rei (Escrituras, 48 págs., R$ 16). “É um sonho de infância realizado”, diz o desenhista.

Esse é o primeiro livro de Thamos. Girotto é velho conhecido dos leitores do Diário, pois há 12 anos agrega leveza e bom humor ao Diarinho, o suplemento infantil do jornal. Juntos, eles contam uma história que critica a desigualdade social e dá um puxão de orelha nos ricos insensíveis ao sofrimento das camadas mais pobres da população.

Desafio – Mas como abordar para crianças assuntos tão pesados sem tornar o discurso triste ou chato? A saída encontrada pela dupla foi personificar o egoísta na figura de um rei bonachão, que só se importa com o próprio umbigo.

Tudo se complica quando o monarca “perde” o tal umbigo e sai bravíssimo pelo reino interrogando os primeiros suspeitos: os súditos, é claro. Ao se misturar aos comuns, ele se diverte quando percebe que os estômagos do populacho “dão risada”. O “ronc ronc” das barrigas, na verdade, é fome, algo de que ele nunca tinha ouvido falar. A partir daí as coisas caminham para um final mais que feliz, justo. Engraçado é ver que ao se tornar politicamente correto, o rei glutão divide a riqueza e acaba ganhando um corpinho esbelto e, surpresa, o precioso umbigo reaparece.

O livro tem sido divulgado em escolas da região desde novembro passado. Foi adotado para uso didático em escolas da rede Pueri Domus da região e em particulares de Araraquara (SP), cidade onde Thamos leciona. Girotto começou como ilustrador do jornal Diário do Povo, em Campinas, em 1987. Desde 1989 faz ilustrações para publicações infantis (em 1997 foi premiado com o troféu HQ Mix pela Coleção Castelo Rá-tim-bum, da Cia. das Letrinhas). Além de ilustrar o suplemento infantil do Diário, cria desenhos para todas as editorias. Thamos conclui doutorado sobre Virgilio, poeta latino do qual também está traduzindo poemas. Antes de assumir a cadeira de professor universitário na Unesp, liderava uma banda de rock profissional.

Agenda – Quinta, na Bienal, os autores cumprem a seguinte programação: chat no site da Bienal sobre literatura infantil, às 15h; encontro com crianças no estande da Escrituras (ruas c/d, entre as avenidas 1 e 2); e contação da história do livro, às 17h, no amplo espaço dedicado às atividades infantis.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;