Economia Titulo
Pixolé moderniza loja para valorizar a Oliveira Lima
Leone Farias
Da Redaçao
17/05/2000 | 07:27
Compartilhar notícia


  A rede de calçados Pixolé, de Santo André, acaba de reformular uma de suas unidades, localizada no Centro de Santo André, na qual investiu cerca de R$ 200 mil. Com a reforma, o objetivo foi atualizar a loja - a mais antiga da empresa, que existe há 24 anos - e também acompanhar as transformaçoes por que passa a regiao central do município, com as obras de revitalizaçao empreendidas pela Prefeitura em parceria com a Sociedade Oliveira Lima.

"A loja já estava com um padrao ultrapassado e necessitava de uma reforma. Ao mesmo tempo, pensamos em valorizar a área da Oliveira Lima. O centro precisava de um estímulo para melhorar o comércio", disse o proprietário, Antônio Pereira Esteves, mais conhecido como Pixolé.

A unidade, de 280 m² de área de vendas, ganhou um ambiente mais moderno, com nova decoraçao, que inclui até mesmo um aquário com peixes de água salgada. Mas nao perdeu um detalhe tradicional, a imagem símbolo da rede, um boneco do soldadinho de chumbo que ornamenta uma de suas paredes. "No início a loja era dirigida ao público infantil, daí surgiu o símbolo, que ficou até hoje."

Hoje a loja do Centro de Santo André é diversificada, atendendo crianças, com números de calçados a partir de 16, e adultos, com numeraçao até 48. A rede comercializa marcas como Pára-Raio, Perfil, Menfis, Cristofole e Richter. Além do produto, também vende bolsas e acessórios, de grifes como Luz da Lua, Smart, Victor Hugo e Santa Marinella.

Além dessa unidade, a rede tem outras nove, todas no Grande ABC, nas cidades de Santo André, Sao Bernardo, Sao Caetano e Mauá. Destas, duas, localizadas nos shoppings ABC, em Santo André, e Metrópole, em Sao Bernardo, sao especializadas na comercializaçao de bolsas e acessórios Victor Hugo e Santa Marinella, a Pixolé Complementos. "Surgiram há três anos. Como esses sao produtos fortes, resolvemos montar uma loja exclusiva."

Uma outra é destinada ainda apenas ao público infanto-juvenil, a Pixolezinho, situada na Marechal Deodoro, no Centro de Sao Bernardo, que comercializa calçados para bebês e crianças, até a numeraçao 36.

O empresário finaliza um processo de reestruturaçao de sua empresa, com o objetivo de preparar o terreno para uma expansao. Segundo Pixolé, já "existe namoro com shoppings de Sao Paulo" para a implementaçao das novas unidades. "Mas precisamos primeiro nos reestruturar."

Pixolé explica que isso significa a informatizaçao total da empresa. "Estamos em processo, porém, nao estamos ainda completamente interligados em rede. Mas já estamos bastante avançados, com 80% da estrutura montada. Só faltam alguns detalhes."

Pixolé tem boas perspectivas para este ano, projetando um crescimento de pelo menos 10%. "A reforma trouxe uma clientela que estava ausente da loja e que sentiu o novo padrao. Além disso, neste ano, estamos respirando um pouco melhor, percebemos que a economia está melhorando gradativamente." Apelido - Pixolé explicou a origem de seu apelido, que acabou dando nome à rede. Surgiu quando ele iniciou no ramo, há 39 anos. Na época, com 13 anos, em seu primeiro dia de trabalho na antiga loja de calçados Capri Show, o proprietário, Fortunato Galuzzi, o chamou de Pixolé, que significa moeda sem valor na Itália, pelo fato de ele ser jovem e com pouca experiência.

Apesar da resistência inicial, o nome acabou sendo aceito, como uma brincadeira carinhosa. Mais tarde, o empresário acabou se tornando sócio de Galuzzi, hoje já falecido, com o qual montou a rede Pixolé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;