Turismo Titulo Ilha Feliz
Aruba é recheada de belezas naturais

Aruba tem cenários que chamam a atenção pela diversidade dos pontos turísticos

Por Luís Felipe Soares
30/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Praias paradisíacas, povo simpático, cultura de sobra e visuais capazes de dispensar o uso de qualquer tipo de retoque nas fotografias de recordação. Com clima quente (média de 28º durante quase todos os 365 dias ao ano) e atrativos vastos , Aruba está sempre pronta para encantar novos visitantes a todo o momento. O local se tornou sinônimo de ótimo ponto turístico ao longo dos últimos 50 anos e não mede esforços para confirmar sua fama de ‘Ilha Feliz’.

Um dos pontos mais famosos da região do Caribe, o local está localizado a 15 quilômetros ao Norte da costa da Venezuela. A ilha é de domínio do reino da Holanda, mas conta com próprio aparato político e governo independente. Pelas ruas, é normal ouvir os arubianos em bate-papos em holandês, espanhol, inglês e papiamento, tradicional dialeto falado nas ilhas caribenhas que inclui um pouco de português na mistura.

O turismo é a base de sua economia, com o povo de cerca de 110 mil habitantes se esforçando ao máximo para manter sua imagem de paraíso a ser visitado sempre em alta. Em conversa com moradores, é possível perceber o orgulho em viver em um espaço que não tem grandes preocupações com violência (a sensação de segurança ao andar pelas ruas é grande) e pobreza (o fantasma não assombra os nativos, que afirmam que o trabalho duro é recompensado de maneira satisfatória financeiramente).

A temporada do ano passado foi especial para o turismo, uma vez que Aruba bateu a marca de um milhão de turistas pela primeira vez em sua história. O local atrai pessoas de todo o mundo, principalmente dos Estados Unidos. Pela proximidade, venezuelanos e colombianos também são vistos com frequência fazendo viagens de férias. Os brasileiros ficam em quinto lugar na lista de visitantes, com pouco mais de 24.000 turistas em 2014. Não há a necessidade de visto para entrar no país.

O cardápio é variado, com peixes e frutos do mar como pratos principais. Para beber, a cerveja Balashi (feita a partir de água do mar) é bem popular, assim como o colorido Aruba Ariba, drink com rum, banana, vodka e suco de abacaxi, entre outros ingredientes.

DESERTO
Os cenários de praia marcam toda a costa de Aruba, mas o local também chama a atenção por sua parte central com características de deserto. Em passeios pela região árida é normal encontrar áreas secas e grandes cactos.

Entre as atrações, destaque para o Parque Nacional de Arikok, com 32 quilômetros de terreno desértico e que ocupa 1/5 da ilha. É ponto de visita para muitas crianças que estão no ensino fundamental, mas é capaz de encantar muitos turistas por mostrar um lado desconhecido do destino.

As trilhas revelam diversidade de vegetação e de animais, caso da Boa, uma espécie de cobra doméstica que se tornou praga local por não ter um predador natural depois que são deixadas de lados pelos donos. Algumas pinturas raras encontradas em pontos específicos (e protegidos por grades) datam de 900 mil anos.

Uma dica para se conhecer um pouco de tudo em Aruba é pesquisar passeios de jipe que fazem um tour geral. O diferencial é que os grupos são divididos em vários carros e é necessário que os turistas dirijam os veículos (a habilitação brasileira é aceita normalmente por lá) para dividir as tarefas.

As histórias contadas pelos guias ao longo de cerca de três horas são tão encantadoras quanto os cenários de praias, desertos, planícies e os vários pontos turísticos da rota. É bom as câmeras ficarem a postos para registrar tudo, inclusive o mar batendo em rochas vulcânicas. A certeza é que nenhuma imagem precisará ser ajustada para ficar bonita já que tudo é meio cinematográfico.

Festival de música agita o verão

O ritmo caribenho não fica de fora do estilo de vida arubiano. Para atrair ainda mais turistas, a ilha decidiu criar um evento especial para os visitantes que passarem pelo local durante seu verão (no meio do ano). Entre os dias 26 e 27 de junho, a região central recebeu a primeira edição do Aruba Summer Music Festival.

A ideia do evento é festejar ao som de estilos típicos do local, a exemplo do popular reggaeton, mescla de ritmos latinos com uma pegada hip hop norte-americana. Se no Brasil pouco se sabe sobre o ritmo, é impressionante perceber o carinho como a comunidade que fala espanhol trata os artistas do gênero.

Um dos novos expoentes é Nicky Jam. As tatuagens e a ‘marra’ do cantor estão conquistando muitos fãs e ele colocou sua popularidade à prova no festival. No repertório, Travessuras e El Perdón já estavam na ponta da língua do público de todas as idades.

O palco foi montado na região central, tendo vários containers coloridos ao redor da arena especial. A multidão viu de perto figuras que se apresentaram na ilha pela primeira vez em sua carreira. É o caso do norte-americano Pitbull, que encerrou o evento ao desfilar alguns de seus principais sucessos mundiais, como I Know You Want Me, Don’t Stop The Party, Timber e Fireball, todas com passagem pelas rádios brasileiras. Não faltaram fogos de artifício e serpentinas ao fim da performance.

O Aruba Summer Music Festival parece ter chegado para ficar na lista de atrações da ilha. A segunda edição já foi confirmada pela organização para os dias 1º e 2 de julho de 2016. Os artistas convidados ainda não foram divulgados, mas a festa é garantida.

O jornalista viajou a convite da Autoridade de Turismo de Aruba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;