Obituário Titulo
Obituário - 4 de novembro de 2020
Do Diário do Grande ABC
04/11/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


 Luiz Carlos Gertel
(São Paulo, 16-3-1947 – 2-11-2020)

Ao trocar o jornalismo impresso pelo falado, da Folha da Tarde para a Rádio Bandeirantes AM, em 1978, Luiz Carlos Gertel passa a fazer uma bela dobradinha com o andreense José Roberto Marques, correspondente da emissora no Grande ABC. José Paulo de Andrade era o diretor de Jornalismo da Band e instruiu seus pupilos a cobrir, passo a passo, o movimento sindical dos metalúrgicos da região. Em especial a partir da greve de 1979, Zé Roberto chegava a colocar dezenas de boletins diários no ar, sem dar conta de tanta notícia. Daí a ajuda de Gertel, que passa a conviver com o cotidiano local, numa bela parceria também com a reportagem do Diário do Grande ABC.

José Roberto Marques deixou a emissora, e Gertel passou a viver semanalmente, às vezes diariamente, com o Grande ABC, cobrindo o movimento sindical, mais o econômico e administrativo. Estava sempre presente nas fábricas, prefeituras e câmaras municipais, ampliando o leque noticioso da sua São Paulo.

Zé Paulo o chamava de “repórter cronista”. A notícia ganhava um padrão diferencial de Gertel, pela diversidade de informações prestadas. Atuou também na TV Bandeirantes; Deixou a Band em 2015, o que surpreendeu o próprio Zé Paulo. Agora, a despedida. Luiz Carlos Gertel parte aos 73 anos.


SANTO ANDRÉ

André Duilio Pisaneschi, 80. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Paraíso, em Santo André. Dia 1º. Memorial Jardim Santo André.

Valter Sérgio Merola, 66. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Jardim Santo André, em Santo André. Dia 26. Cemitério de Vila Euclides.

Piter Reinhart, 57. Natural de Santo André. Residia no bairro Demarchi, em São Bernardo. Cemitério de Vila Euclides.


SÃO BERNARDO

Valquiria de Castro Calet, 81. Natural de Itararé (São Paulo). Residia no Guarujá (São Paulo). Dia 27. Cemitério de Vila Euclides.

José Dantas de Oliveira, 68. Natural de Inhambupe (Bahia). Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 29. Cemitério de Vila Euclides.

Olinto Altamiro dos Santos, 79. Natural de Diamantina (Minas Gerais). Residia no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Cemitério de Vila Euclides.

José Francisco, 82. Natural de Avaré (São Paulo). Residia na Vila Euclides, em São Bernardo. Dia 31. Cemitério de Vila Euclides.

Joaquim Inácio Ribeiro, 74. Natural de Pedralva (Minas Gerais). Residia no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Cemitério de Vila Euclides.

Constantino Rossi, 70. Natural de São Bernardo. Residia no bairro dos Finco, Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo. Dia 2, no bairro Assunção. Cemitério de Vila Euclides.


SÃO CAETANO

Divina de Lourdes do Nascimento, 90. Natural de Sabará (Minas Gerais). Residia no bairro Olímpico, em São Caetano. Dia 29. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Cacilda da Silva Paula, 84. Natural de São Caetano. Residia no Jardim Centenário, em São Paulo, Capital. Dia 31. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Osmar Previatti, 80. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Sacomã, em São Paulo, Capital. Dia 31. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Heloísa Helena de Almeida Lopes, 70. Natural do Espírito Santo do Pinhal (São Paulo). Residia na Vila Califórnia, em São Paulo, Capital. Dia 31. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

DIADEMA

Alvina Maciel Lopes, 84. Natural de Jacaraci (Bahia). Residia no Jardim Campanário, em Diadema. Dia 1º. Jardim da Colina.

Joaquim de Almeida Matos, 81. Natural de Iguai (Bahia). Residia na Vila Nogueira, em Diadema. Dia 1º. Cemitério Municipal.

Dolcina Amélia Ferreira, 81. Natural de Mutum (Minas Gerais). Residia no Jardim Ruyce, bairro Serraria, em Diadema. Dia 1º. Vale da Paz.

Amadeu Antunes, 74. Natural de Itapetininga (São Paulo). Residia no Centro de Diadema. Dia 1º. Cemitério Municipal.

João Costa, 72. Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 1º. Cemitério Municipal.

Maria Rita Leal Santos, 70. Natural de Itapetinga (Bahia). Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 1º. Cemitério Municipal.

Lucilene Raimunda Batista, 58. Natural de Januária (Minas Gerais). Residia no bairro Eldorado. Dia 1º. Cemitério Municipal.

Emília Maria de Jesus, 80. Natural de Vitória da Conquista (Bahia). Residia no bairro Eldorado. Dia 2. Cemitério Municipal.

Sônia Maria Amâncio de Souza, 66. Natural de São Caetano. Residia no Jardim Canhema, em Diadema. Dia 2. Cemitério Municipal.

Derba Francisco da Cruz, 58. Natural de Abaíra (Bahia). Residia no Jardim Canhema, em Diadema. Dia 2. Cemitério Municipal.


RIBEIRÃO PIRES

Oldemar Rocha Sobrinho, 55. Natural de Levy Gasparian (Rio de Janeiro). Residia no bairro da Represa, em Ribeirão Pires. Dia 31. Cemitério São José.

Manoel Parra Rama Pardal, 94. Natural de Portugal. Residia no Centro Alto de Ribeirão Pires. Dia 2. Cemitério São José.

Américo Luciano, 77. Natural de Agudos (São Paulo). Residia na Vila Suíça, em Ribeirão Pires. Dia 2. Vale dos Pinheirais.

Antonio Hipólito de Oliveira, 92. Natural de Atalaia (Alagoas). Residia na Vila Suíça, em Ribeirão Pires. Dia 3. Cemitério da Penha, em São Paulo, Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;