Esportes Titulo
Estrutura do Cruzeiro é diferencial no Brasil
Por Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
30/11/2003 | 20:29
Compartilhar notícia


Quando a expressão centro de treinamento nem era voz corrente no futebol nacional, o Cruzeiro inaugurava a sua primeira Toca da Raposa, no dia 3 de fevereiro de 1973, sob a administração do empresário Felício Brandi. Vinte e nove anos depois, a 9 de março de 2002, o Cruzeiro ousava ainda mais ao colocar à disposição de seus jogadores a Toca da Raposa II e, em agosto passado, ao inaugurar uma sede administrativa, com 4,3 mil m² e oito andares, no Barro Preto, em Belo Horizonte (MG).

Os números são extravagantes para os padrões brasileiros, de poucos clubes que podem dar-se ao luxo de contar com avançados centros de treinamentos e, menos ainda, com espaços administrativos mais compatíveis com corporações multinacionais.

A Toca I tem 53 mil m², foi o primeiro CT do Brasil e usada pela Seleção Brasileira antes dos Mundiais de 1982 e 1986. Agora utilizada pelas categorias de base, o complexo conta com quatro campos de treinamento, vestiários, departamento médico e sala de musculação. As revelações cruzeirenses, parte delas espalhada pelos 18 apartamentos, ainda têm no local até cinema e salão de jogos.

A área total da Toca II supera os 85 mil m² e a construída, 4,2 mil m², localizada no Bairro Trevo, região da Pampulha. Dos quatro campos de treinamento, com medidas oficiais, o gramado de dois deles tem o mesmo tamanho do Mineirão. O local ainda tem um hotel com 17 apartamentos, refeitório, cinema, salão de jogos e escritórios.

Os jogadores também utilizam centro médico, academia de musculação com aparelhos computadorizados, piscina térmica coberta, sauna, vestiários e setor de fisioterapia. A Toca II se transformou em atração turística da capital mineira.

Com dois CTs e um prédio só para a administração, o Cruzeiro já se dá por satisfeito? Ainda não, a julgar pelo novo plano do presidente Alvimar de Oliveira Costa. Ele sonha com um estádio próprio para o clube, a fim de transformá-lo numa arena multi-uso, como há tempos existe na Europa e nos EUA. Para o Cruzeiro, literalmente, o céu parece ser o limite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;