Economia Titulo
Emprego industrial teve queda de 0,2% em outubro
Do Diário OnLine
13/12/2006 | 14:04
Compartilhar notícia


O emprego industrial de outubro registrou queda de 0,2% em relação a setembro, após avançar 0,5% no mês anterior, segundo números divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já na comparação com outubro do ano passado, o índice apresentou um ligeiro acréscimo de 0,2%.

No confronto com outubro de 2005, nove dos 14 locais pesquisados aumentaram o contingente de trabalhadores, sendo que as principais influências positivas foram registradas na região Norte e Centro-Oeste (8,8%), São Paulo (0,6%) e região Nordeste (0,9%). Os Estados do Espírito Santo (3,8%), Pernambuco (1,9%), Santa Catarina (0,4%), Rio de Janeiro (0,2%) e Bahia (0,1%) também apresentaram resultados positivos.

Ainda na comparação com outubro de 2005, por setores de atividades, os principais impactos positivos vieram de alimentos e bebidas (6,8%), refino de petróleo e produção de álcool (16,7%) e meios de transporte (2,3%). Por outro lado, as principais contribuições negativas vieram de calçados e artigos de couro (-14,1%), vestuário (-6,1%) e máquinas e equipamentos (-3,7%). Regionalmente, as pressões negativas mais relevantes vieram do Rio Grande do Sul (-8,0%), Paraná (-1,2%), Minas Gerais (-0,5%) e do Ceará (-0,8%).

Horas pagas - Em outubro, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria registrou decréscimo de 0,4% em relação a setembro, após crescer por dois meses consecutivos. Na comparação com outubro do ano anterior, porém, foi registrado crescimento de 0,6%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;