Política Titulo Indefinição
Eleição no Consórcio fica para próxima semana

Prefeitos transferem data de escolha do novo presidente; Tunico Vieira deixa o colegiado

Daniel Tossato
Do dgabc.com.br
05/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Prefeitos que participaram da reunião do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, na manhã de ontem, transferiram a eleição que definirá o próximo presidente da entidade para semana que vem.

O atual comandante da instituição e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), participou do encontro, assim como os prefeitos de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), e de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB). Chefe do Paço de Santo André e vice-presidente do colegiado, Paulo Serra (PSDB) se ausentou devido a uma atividade da Prefeitura.

Segundo Morando, todas as cidades serão convidadas para participar da eleição, com exceção de Diadema, que já não faz mais parte do Consórcio efetivamente. São Caetano e Rio Grande da Serra, que formalizaram pedido de saída da entidade na semana passada, ainda podem participar da eleição, já que o desligamento oficial do colegiado, por regra, só é feito seis meses após pedido de desfiliação.

Não houve alegação formal para o adiamento da definição do presidente, que, tradicionalmente, acontece na primeira semana de dezembro. Mas a ausência de Paulo Serra não era esperada.

Apesar da indefinição sobre o próximo presidente, houve a confirmação de desligamento de Tunico Vieira (MDB) da função de secretário executivo do Consórcio. O emedebista argumentou que irá se dedicar à conclusão de seu doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele será substituído por Uriel Aleixo, atual diretor jurídico do grupo.

“Conforme preestabelecido, o Tunico Vieira está encerrando sua colaboração com a Secretaria Executiva do Consórcio. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Tunico pela permanência e trabalho realizado nesses oito meses, e ao Uriel por aceitar fazer a substituição mais uma vez”, disse o tucano.

ORÇAMENTO - Durante o encontro dos prefeitos, houve retificação no orçamento da entidade para 2019. O valor passa a ser o de R$ 26 milhões, sendo R$ 10 milhões em verbas dos governos estadual e federal.

“Isso é apenas previsão orçamentária. Vamos depender dos próximos governos para saber o que vem e o que não vem”, pontuou Morando. A peça ainda contabiliza repasses de São Caetano e Rio Grande. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;