Memória Titulo MEMÓRIA
Uma aula a céu aberto na Praça Lauro Gomes
Por Ademir Médici
05/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A luta pela reconquista da emancipação de São Bernardo continuava, naquele choque entre os líderes autonomistas da “nossa bela vila” e as gentes de Santo André. De um lado, a força de Wallace Simonsen, pró-São Bernardo; de outro, o prefeito-interventor José de Carvalho Sobrinho, pró-Santo André.

O inútil espocar de fogos

Texto: Plinio Ghirardello (*)

Uma comissão foi à presença do interventor paulista, Dr. Fernando Costa, que era amigo do Sr. Wallace Simonsen. Este disse à comissão que por ele o município de São Bernardo seria considerado desde já. Isso criou falso alarme, que motivou a queima de fogos inutilmente.

Wallace Simonsen não descansava. Mantinha sempre contatos com o diretor do Departamento das Municipalidades, com o embaixador Macedo Soares, do Instituto Histórico e Geográfico, e com o interventor, Fernando Costa.

Estávamos até certo ponto tranquilos, quanto ao andamento das coisas, pois tínhamos um trunfo nas mãos do porte de Wallace Cochrane Simonsen. Ele não media esforços. Deu tanto de si que chegou a ficar com a saúde abalada. Nunca nenhum de nós pôde avaliar o quanto custou ao Sr. Wallace o desgaste físico e monetariamente o município de São Bernardo.

Continua

(*) Manuscrito de nove páginas datado de maio de 1973 e arquivado na Seção de Pesquisa e Memória da Prefeitura de São Bernardo.

A família de Natalino
O homem das ferramentas. E de origem imigrante

Memória teve o privilégio de ver de perto e tocar as ferramentas que Flavio Vertematte guardou, a maioria delas feita pelo pai Natalino. Por isso recomendamos uma vez mais que o Grande ABC, pelos seus órgãos de preservação histórica, cuidem desta coleção de instrumentos artesanais quase todos feitos de madeira extraída na Mata Atlântica.

Os Vertematte, Vertematti, Vertamatti vieram da Itália como imigrantes e se estabeleceram na Linha Jurubatuba do Núcleo Colonial de São Bernardo. A colônia da família ficava no espaço da atual Rua Joaquim Nabuco, onde está o PS Central e onde a Prefeitura constrói um novo hospital. Domingos Vertematti ali plantava uva, décadas antes da passagem próxima da Via Anchieta.

Alexandre, irmão de Domingos, chegou a ser picado por uma jararaca-de-rabo-branco. Sua perna fixou roxa. Um conterrâneo da família Paggi o benzeu e o curou.

A família dispersou-se. Uma parte fez história na Linha do Rio dos Meninos, hoje Rudge Ramos; outra foi para o interior e, depois, para Santo André.

Natalino, filho de Alexandre (natural de Milão) e de Antonia Cereza (natural de Bergamo), nasceu no Interior e veio jovem para Santo André, participando do movimento anarcossindicalista, trabalhando na serraria dos Pezzolo e colecionando essas ferramentas que Memória tem apresentado desde domingo.
 

Interação com Facebook

‘Diante do espelho da verdade’

Da crônica de Guido Fidélis publicada pelo Diário em 4 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 4 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6927

Especial – Crise aumenta a procura nas escolas municipais; testes selecionam vagas para a pré-escola; pais buscam instituições mais baratas. Reportagem: Elaine Biajo.
 

Em 5 de dezembro de...

1863 – Inaugurada a Estrada do Vergueiro, de São Paulo a Santos, cortando São Bernardo, depois do restauro feito por José Vergueiro num dos antigos Caminhos do Mar. A via, anteriormente, chamava-se Estrada de São Paulo e englobava trechos como os das atuais Rua Marechal Deodoro e Dr. José Fornari.

1918 – A Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo realiza sessão solene em homenagem aos 15 médicos que morreram vitimados pela gripe espanhola.

Em seu discurso, disse o Dr. Vieira de Carvalho: “Rompera violenta a epidemia. A luta era feroz e desigual. Feridos, um a um, caíram, os médicos”.
 

Hoje

- Dia Nacional da Pastoral da Criança
- Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social

Santos do Dia

- Crispina
- Anastácio
- Dalmácio
- Geraldo
- Nicécio
- Sabas (Mutalasca, perto da Cesareia de Capadócia, 439 – Palestina, 532). Fundou mosteiros. Organizou e liderou um exército de monges para dar apoio ao papa contra a heresia que agitou a Igreja do Oriente. Junto com o imperador de Constantinopla, fez intervenções a favor dos mais pobres.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversario em 5 de dezembro:

- Em São Paulo, Taubaté. Fundado em 1645. É o sétimo município mais antigo do Estado, depois de São Vicente, São Paulo, Cananeia, Mogi das Cruzes, Iguape e Ubatuba.
- Sertãozinho. Elevado a município em 1896, quando se separa de Ribeirão Preto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;