Política Titulo PSDB
Eleitor da região prefere Doria como presidenciável do PSDB

Paraná Pesquisas realiza levantamento da
corrida presidencial em quatro das sete cidades

Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
06/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A um ano da eleição presidencial, o eleitor de quatro das sete cidades do Grande ABC acredita em uma corrida eleitoral polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) – assim, acreditando que o presidenciável tucano tenha de ser mesmo o chefe do Executivo paulistano e não o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado pelo Diário com exclusividade nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, o petista e o tucano paulistano dividem a preferência do eleitorado da região – cada um lidera cenário em duas cidades –, enquanto Alckmin aparece à frente somente em São Caetano e, nos demais municípios, registra dificuldades para alcançar Lula.

O Instituto Paraná Pesquisas avaliou dois cenários para o pleito presidencial do ano que vem, um com Doria como candidato tucano e outro com Alckmin capitaneando a empreitada do PSDB ao Palácio do Planalto. Os dois travam internamente duelo para ser presidenciável do partido.

Os demais nomes colocados nas pesquisas são, além de Lula, o do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), da ex-presidenciável Marina Silva (Rede), do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa (sem partido), do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o do senador Alvaro Dias (Podemos-PR).

Lula lidera em São Bernardo e em Diadema. No município onde reside, o petista atingiu 27,7% de intenções de voto, contra 23,1% de Doria, 9,9% de Bolsonaro e 9% de Marina Silva. Em Diadema, Lula está numericamente à frente, com 25,2% das intenções de voto, mas empatado tecnicamente com Doria, que recebeu 23,3% de citações – a margem de erro na pesquisa em Diadema é de 4,5 pontos percentuais.

Doria, por sua vez, surge na liderança em Santo André e em São Caetano (onde o eleitor tradicionalmente rejeita o PT). Em solo andreense, o tucano atinge 26,7% das intenções de voto, contra 18,3% de Lula – 12% de Bolsonaro e 9,5% de Marina Silva. Já em São Caetano, o prefeito paulistano alcança 36,1% do eleitorado e Bolsonaro aparece na vice-liderança, com 12,9%. No município, Lula é apenas o terceiro lugar, com 9,6%.

Alckmin registrou o melhor desempenho somente em São Caetano, com 23,5% das intenções de voto. Bolsonaro aparece na sequência, com 15,3%, à frente de Lula (10,4%) e Joaquim Barbosa (10%).

Nas demais cidades, o cenário com o governador favorece Lula. O petista fica no topo – e com distância – em São Bernardo (28% contra 14,9% de Alckmin) e em Diadema (25,6% a 14,2%). Em Santo André, Lula está numericamente na liderança, mas empatado tecnicamente: 18,6% a 17,3% – a margem de erro no território andreense é de 3,5 pontos percentuais.

“A eleição para o Grande ABC mostra uma polarização entre três forças políticas: há os candidatos pelo PSDB, como Doria e Alckmin, o Lula e o Bolsonaro. O levantamento mostra números preocupantes para Lula, por ser a casa dele (a região foi berço da fundação do PT e onde Lula ainda mora). Também é preocupante para Alckmin, porque ele sempre teve boa influência na região. Agora, para Doria e Bolsonaro a pesquisa é muito boa”, avaliou Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas.

Ao todo, o estudo coletou a opinião de 2.730 pessoas nas quatro cidades da região – 810 em Santo André, 890 em São Bernardo, 510 em São Caetano e 520 em Diadema. A margem de erro varia de 3,5 pontos percentuais (Santo André e São Bernardo) e 4,5 pontos percentuais (São Caetano e Diadema). As entrevistas foram realizadas entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro.

DEMAIS CANDIDATURAS
As outras prováveis candidaturas presidenciais ainda lutam para serem conhecidas ao eleitorado do Grande ABC. Até mesmo Joaquim Barbosa – que conduzia o Supremo na análise do processo do Mensalão – figura em colocações mais baixas. O melhor desempenho de Barbosa foi registrado em São Caetano, em cenário sem Doria (10%).

Considerado uma das alternativas caso Lula não consiga efetivar seu projeto eleitoral, Ciro Gomes contabilizou desempenho na região melhor somente que Alvaro Dias – o senador paranaense aparece na última colocação em todas as cidades e nos dois cenários mensurados. O melhor percentual de Ciro foi em São Caetano (5,7% no estrato contra Alckmin).

Entre os que não sabem e que anularão o voto, o percentual nas cidades varia entre 15% e 24%. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;