Política Titulo Quartel general
São Caetano continua
como QG do PSDB

Petebistas se reúnem hoje para reforçar adesão
a tucanos; resultados na cidade são favoráveis

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
05/07/2014 | 07:13
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Apesar de a administração de São Caetano estar sob tutela do PMDB, a cidade continuará como QG (quartel general) do PSDB, levantando a bandeira da reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do presidenciável Aécio Neves (PSDB), atual senador por Minas Gerais.

Esse será o conceito passado para os militantes petebistas da cidade, em reunião da coordenadoria regional do partido, hoje, às 10h30, em buffet no Centro. “É tradição de São Caetano ser ligado ao governador e ao PSDB. Para a eleição de 2014, especificamente, temos alinhamento em âmbito estadual e federal. Esse apoio que nós damos unifica nossos projetos e ideais”, discorre o secretário estadual de Esporte, José Auricchio Júnior (PTB), ex-comandante do Palácio da Cerâmica, ao ressaltar ainda a candidatura a senadora de Marlene Campos Machado que a legenda vai defender.

O apoio incondicional do PTB são-caetanense ao tucanato é traduzido em saldo positivo nas urnas. Em 2006, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito para seu segundo mandato de presidente com 60,8% dos votos no Brasil. Geraldo Alckmin obteve 39,2%. Nos dados de São Caetano, porém, a situação se inverteu: o petista teve adesão de 35% do eleitorado e o tucano 65%. No mesmo ano, na eleição para o governo do Estado, José Serra (PSDB) venceu no primeiro turno com 57,9% dos votos paulistas, enquanto Aloizio Mercadante (PT) angariou 31,7%. Contabilizados os sufrágios na cidade, o tucano ostentou 64,5% e o petista, 24,7%.

Já no pleito de 2010, quando a presidente Dilma Rousseff (PT) derrotou Serra no segundo turno com 46,9% dos votos (o tucano obteve 32,6%), o PSDB derrotou o petismo em solo são-caetanense: 68,9% do eleitorado escolheu o ex-governador de São Paulo e apenas 31% optou pela sucessora de Lula. Na corrida pelo governo do Estado naquele ano, a diferença foi ainda maior. Alckmin recebeu 61,5% dos sufrágios e Mercadante, 22,9%.

Para o secretário adjunto da Pasta estadual de Esportes, Clóvis Volpi (PTB), o evento fortalecerá a harmonia entre os petebistas e os tucanos. “O encontro será importante, ainda mais em São Caetano, onde temos a maior liderança do partido na região, que é Auricchio”, frisou.

Assim como no Estado, o PT também nunca governou o Paço de São Caetano. Porém, a vitória do PMDB, com Paulo Pinheiro, em 2012, foi contabilizada por Lula como êxito da legenda no município. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;