Memória Titulo
O rádio: ontem, hoje e sempre!

Milton Parron inicia hoje uma série de cinco programas em que focalizará a história das primeiras emissoras de rádio de SP, dentro do projeto Memória

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Milton Parron inicia hoje uma série de cinco programas em que focalizará a história das primeiras emissoras de rádio de São Paulo, dentro do projeto Memória da Band - veja quadro. Uma série que dirá de perto ao estudante de Comunicação, que hoje tem várias escolas no Grande ABC.

No programa inaugural da série será mostrada a história da primeira rádio de São Paulo, a Educadora Paulista, inaugurada em 1924. No restante da série, sem uma ordem cronológica, serão abordadas as seguintes emissoras: Cruzeiro do Sul, Cosmos, Tupi, Difusora, Record, Bandeirantes, Piratininga, Nacional, América, Cultura, Gazeta e Panamericana.

A série começa, coincidentemente, na semana em que o rádio perdeu uma de suas vozes mais significativas, Waldemar Ciglioni, que nossas avós e bisavós acompanhavam nas novelas transmitidas pelas Rádios São Paulo e Nacional. Era a voz-base, de primeira, romântica, forte, envolvente.

Ciglioni deixa uma legião de descendentes no rádio paulista e paulistano, como a jovem jornalista Débora Raposo, braço-direito de Parron na produção dos seus programas de memória, tanto na Band como na Rádio USP.

Entrevistamos Waldemar Ciglioni na Rádio Mundial, em plena Avenida Paulista. Ali ele nos recebeu em 2004. Era o superintendente da emissora e quando precisassem, lá estava ele nos estúdios emprestando uma vez mais a sua voz.

Guardamos a entrevista gravada e a sua voz inconfundível. A mesma com que apresentava o programa Cartas de amor, quando interpretava o texto de outro gigante do rádio, Fred Jorge. Waldemar Ciglioni faleceu terça-feira, aos 89 anos.

EM 8 DE NOVEMBRO DE...

1903 - Ettore Pancetti nasce em Pietrasanta, Província de Luca, na Itália. Veio para Santo André em 1925 e fez carreira de motorista e funcionário da Rhodiaceta.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Humor no rádio, com dois antigos programas: Edifício balança mas não cai e PRK 30. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 9h; com reprise amanhã, às 17h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. A história das primeiras emissoras de rádio de São Paulo (primeiro de uma série de cinco programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 11h30 e às 23h.

ELDORADO AM (700). Brasil de Todos os Tempos. A história do naufrágio do navio Príncipe de Astúrias, em 1916, perto de Ilhabela. Afirma-se que a embarcação guarda um tesouro no fundo do mar; a história da cidade de Ilhabela, cuja igreja matriz mostra o altar colonial que existiu na matriz antiga de São Bernardo. Apresentação, Geraldo Nunes, produção, Valéria Rambaldi; mixagens, Anderson Wendell. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h, com reprises às 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 2h da madrugada.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Oslain Galvão canta Divórcio (composição de Pepe Ávila); Vincent Bell, Tema de Aeroporto (Newman) e Bievenido Granda, Egoísmo (Moisés Zouain). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

PÉROLA DA SERRA (92.5 - comunitária). Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 8 de novembro de 1978

Manchete - Figueiredo pede voto da região na Arena. O presidente eleito da República participaria de jantar em restaurante do frango com polenta em São Bernardo

Editorial - Permanecem as linhas tortas do regime

Jornal das Eleições - MDB de São Bernardo lança Odemir Furlan, candidato à Câmara Federal, e Belmiro Roman (estadual).

Santo André - Anunciada construção de novo cemitério na divisa das Vilas Humaitá, Pires e Luzita.

Ribeirão Pires - Convênio com Estado permite aprovação de plantas com até 125 m² de área construída.

Trabalho - Cia. Paulista de Laminação oferece 58%; trabalhadores pleiteiam 74%.

HOJE

Dia Mundial do Urbanismo.

SANTOS DO DIA

Adeodato (ou Deodato), Godofredo, João Duns Escoto e os Quatro Santos Coroados.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

Falecimentos

SANTO ANDRÉ
AUGUSTA RAMOS DA SILVA, 85 ANOS. ANTEONTEM. CEMITÉRIO CURUÇÁ.
SILMARA FERREIRA PINTO, 35 ANOS. ANTEONTEM. CEMITÉRIO CURUÇÁ.
FRANCISCO PONCE FILHO, 74 ANOS. ANTEONTEM. CEMITÉRIO CURUÇÁ.
ANTONIO FERREIRA DE MATOS, 77 ANOS. ANTEONTEM. CEMITÉRIO CURUÇÁ.
WALDIR GONÇALVES MARQUES, 70 ANOS. ANTEONTEM. CEMITÉRIO CURUÇÁ.
ADÉLIA MARIA GOMES CORREA, 50 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO VILA JULIA, GUARUJÁ
TIOKO ARAGUSUCO RANASHIRO, 84 ANOS. CEMITÉRIO CAMILÓPOLIS.
OSWALDO FANTINATI, 76 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO VILA ASSUNÇÃO.
MARIA DA GLÓRIA LIMA MOTTA, 83 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO CURUÇÁ.
LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA, 43 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO CURUÇÁ.
FERNANDO TOSHINORI MIYASHI, 50 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO CAMILÓPOLIS.
LUIZ ALVES COELHO, 76 ANOS. 02/11. CEMITÉRIO CURUÇÁ.
JANIJE FILEIKIS, 82 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO VILA ASSUNÇÃO.

MAUÁ
JORGINA MANUEL DA SILVA, 84 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO VILA VITÓRIA.
MANUEL DUARTE DOS SANTOS, 88 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO SANTA LÍDIA.
IUNOSUKE KANEKAWA, 70 ANOS. ONTEM. CEMITÉRIO SANTA LÍDIA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;