Cultura & Lazer Titulo Imaginação livre
Andreense lança livro no sábado

Ilustrador e escritor Guilherme Petreca abusou da
lapiseira, caneta nanquim e pincel para os detalhes

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
10/05/2016 | 05:55
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Ao folhear cada página é como abrir a porta para um novo universo com diversos cenários que envolvem bruxas, piratas, o Rei sem Cor e o garoto chamado Ye, entre outros personagens. Tudo está reunido no livro Ye (Veneta, 176 págs, R$ 59,90, em média) fruto do trabalho e da imaginação do escritor e ilustrador de Santo André Guilherme Petreca.

O livro tem lançamento marcado para sábado, a partir das 15h, na Uga Press (Rua Augusta, 1.371), em São Paulo. Na ocasião, além da venda de exemplares, o artista apresentará os desenhos originais que deram vida à obra e estará disponível para conversar com o público.

O universo cultural se apresentou cedo para Petreca, com seus pais o incentivando à leitura e ao mundo dos quadrinhos. Entre Turma da Mônica e histórias do Asterix, ele gostava mesmo era de copiar as ilustrações. Agora, aos 25 anos, segue caminho profissional. Em sua obra, o artista mergulha no realismo mágico e conta a saga de um jovem que precisa superar desafios e, em sua jornada, lidar com seu maior dilema, um ser chamado Rei sem Cor.

Petreca conta que muito para criar a história surgiu de seu inconsciente, nos cadernos de desenho, e de coisas aleatórias que eu fazia. “Senti que tinha uma unidade nos esboços, que poderia surgir algo de interessante ali”, diz ele, que tem como forte inspiração um artista cujo trabalho está presente em sua vida desde a infância, o quadrinista Winsor McCay.“Tudo no quadrinho é metafórico e pode ser entendido conforme a interpretação, experiências do leitor, mas algo que acho que fica bem claro é isso, só crescemos, evoluímos quando somos desafiados, quando encaramos nossos medos e os enfrentamos”, conta Petreca.

Na contramão das invenções tecnológicas que surpreendem o mundo a cada dia, o artista usou 90% do processo analógico para construir essa obra. “Uso lapiseira para esboçar, para a arte final uso caneta nanquim e pincel”, revela. A parte digital entra em cena para colocar os textos. “Pode parecer besteira, mas acho que é uma forma de respeitar os grandes artistas que vieram antes de mim, que não tinham um computador para facilitar a vida.”

O universo criado por Petreca encanta. Com riqueza de detalhes, ele constrói cenários grandiosos que podem dar ao leitor a sensação de fazer parte daquilo tudo. Entre as mais chamativas, a de uma batalha entre navios, algo que levou cerca de quatro dias para ficar pronto. “Para criar o universo e construções que aparecem no Ye, pesquisei muito sobre construções e vilarejos na América do Sul, em especial Bolívia e Peru. Também pesquisei bastante sobre templos e construções asiáticas e árabes. Paranapiacaba (vila andreense) é uma grande referência para uma cidade que aparece no livro.”

Para quem quiser saber mais do processo criativo da obra, o artista registrou tudo no site www.makingofye.tumblr.com.

Lançamento de ‘Ye’ – Literatura – Na Ugra Press – Rua Augusta, 1.371. São Paulo. Tel.: 3589-5459. Sábado, às 15h. Entrada gratuita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;