Economia Titulo
Fipe prevê aumento no preço dos combustíveis
Do Diário do Grande ABC
21/09/2000 | 10:17
Compartilhar notícia


O coordenador do Indice de Preços ao Consumidor da Fundaçao Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), o economista Heron do Carmo, declarou que o momento oportuno para o Governo reajustar novamente o preço da gasolina é fins de novembro, quando ele já terá uma prévia dos índices anuais de inflaçao e um quadro mais definido sobre o preço do barril do petróleo, tendo em vista o inverno do Hemisfério Norte. Para cada 10% de aumento na gasolina, o impacto é de 0,5 ponto porcentual na inflaçao.

Segundo Heron, ao conceder um reajuste no fim do ano, o Governo evitaria comprometer a meta de inflaçao de 2001, de 4%. Para ele, ao aumentar a gasolina no fim do ano, o impacto direto seria sentido em 2000 e sobrariam apenas os reflexos indiretos desse reajuste para o ano seguinte.

A previsao do coordenador é que o IPC-Fipe acumulado em 2001 fique em 3,5%, dependendo do comportamento do petróleo. "Se a alta do petróleo continuar, a folga da meta de inflaçao pode ficar comprometida para o próximo ano, mas eu nao trabalho com essa possibilidade", afirma o economista.

Ele destaca que parte do efeito da crise atual do petróleo é porque o preço do produto caiu muito nos últimos anos. A outra parcela decorre de problemas políticos. "Esse choque do petróleo é diferente de outros choques", observa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;