Nacional Titulo
Sem-terra se deslocam para Buritis
Por Do Diário do Grande ABC
21/09/2000 | 11:43
Compartilhar notícia


Os 100 sem-terra acampados na frente da fazenda Córrego da Ponte, de propriedade dos filhos do presidente Fernando Henrique Cardoso, estao a caminho da cidade de Buritis (MG), onde aproximadamente outros 350 trabalhadores estao alojados numa quadra coberta da prefeitura e em casas de parentes.

O deslocamento começou na noite desta quarta, e está demorando porque houve problemas em alguns dos ônibus (pneu furado e falha mecânica) usados no transporte.

O Exército, que estava na fazenda, também começou a deixar o local, mas a propriedade continua vigiada.

Os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) estao preocupados com a possibilidade de "que o Governo empurre com a barriga" o atendimento da pauta de suas reivindicaçoes, cujo principal ponto é a liberaçao imediata de crédito agrícola excepcional de R$ 2.000 por família assentada, para dar início ao plantio da safra de verao.

Um dos diretores do MST na regiao do Distrito Federal e entorno, Valmir de Oliveira, cobrou nesta quinta a antecipaçao da reuniao entre o Governo e o movimento, intermediada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), marcada para segunda-feira.

Para ele, a demora em realizar a reuniao já é "uma demonstraçao de que o Governo está empurrando com a barriga". Oliveira disse que, apesar do cansaço dos sem-terra, o grupo deverá permanecer alojado em Buritis até as reivindicaçoes do movimento serem atendidas. "Sem recurso, nao adianta estar em cima da terras", afirmou ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;