Política Titulo Dificuldades à vista
Marinho joga crises de S.Bernardo a Diadema

Após sugerir Vicentinho candidato diademense, prefeito quer Barba a federal para evitar derrocada

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Com dificuldades à vista em 2016 e também em 2018, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), tem recorrido ao diretório do PT em Diadema para solucionar os problemas do petismo de sua cidade.

Depois de sugerir que o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, transferisse seu título eleitoral de São Bernardo para Diadema para se colocar à disposição do diretório diademense para concorrer a prefeito em 2016, Marinho já planeja rearranjo no quadro de candidatos a deputado daqui a dois anos.

O chefe do Executivo de São Bernardo tenta convencer o deputado estadual Teonílio Barba a sair candidato a deputado federal em 2018. A promessa é dar toda estrutura da máquina sindical a Barba, além de costurar base eleitoral em Diadema, prevendo falta de consenso no petismo diademense para aquela eleição. Há também sinalização de que Barba herdaria espólio eleitoral de Vicentinho, que tende a se aposentar das urnas depois de 2016 – caso não seja escolhido o prefeiturável em Diadema.

A leitura atual de Marinho é que, com o PT desgastado e possibilidade real de vitória da oposição na eleição em São Bernardo (escolhido como prefeiturável do governo, Tarcisio Secoli sofre para decolar nas pesquisas de intenções de voto), há mínimas chances de repetir o triunfo eleitoral de 2014, quando o diretório do PT em São Bernardo elegeu como deputados estaduais Barba, Luiz Fernando Teixeira e Ana do Carmo.

Para manter ao menos Luiz Fernando como representante da legenda na cidade, Marinho projetaria Barba à Câmara Federal e abriria espaço ao presidente do São Bernardo Futebol Clube para uma reeleição mais confortável – Ana do Carmo teria de, novamente, remar com próprios braços para renovar seu mandato.

Com esse rearranjo, Marinho conseguiria dar visibilidade à dobrada Barba/Luiz Fernando em 2018 sem criar rusgas em dois dos principais pilares políticos que o sustenta: o movimento sindical e o empresariado ligado ao PT. Assim, o prefeito de São Bernardo teria mais tranquilidade para costurar uma possível candidatura ao Senado ou ao governo do Estado de São Paulo em 2018 pelo partido.

Toda movimentação de Marinho tem irritado militantes do PT em Diadema. A principal demonstração de descontentamento foi quando Vicentinho foi se apresentar ao diretório diademense após mais de duas décadas longe da cidade. Nenhuma liderança de peso compareceu e Vicentinho tirou fotos na sede do PT, no bairro Piraporinha, ao lado justamente do presidente do PT em São Bernardo, Brás Marinho, irmão do prefeito Luiz Marinho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;