Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Turismo
>
Curiosidade
Destilaria Jack Daniel’s fica em cidade onde álcool é proibido
Por Paulo Basso Jr.
Do Rota de Férias
04/10/2023 | 13:55
Compartilhar notícia


A Jack Daniel’s, destilaria mais antiga registrada nos Estados Unidos e onde são produzidas e exportadas para o mundo todo cerca de 150 milhões de garrafas de uísque por ano, fica – acredite – em uma cidade que proíbe a venda de bebidas alcoólicas.

Lynchburg, a 1h30min de carro de Nashville, é um pequeno município, com aproximadamente 7 mil pessoas, situado no condado de Moore, que, ainda hoje, vive sob as rédeas da Lei Seca.

Ocorre que, desde o fim da “Prohibition” em todo os Estados Unidos, que durou de 1920 a 1933, cada condado do país ficou à vontade para decidir se liberava ou não a venda de álcool. Por se tratar de um lugar pequeno, com pouca estrutura, sem médicos e que, mesmo assim, recebe milhares de pessoas por mês ávidas por um trago, a região optou por manter-se “seca”.

A única exceção é, justamente, a Jack Daniel’s, que conseguiu uma autorização especial para vender o líquido dourado em suas dependências e, inclusive, promover degustações para os visitantes.

O local costuma ser muito visitado por quem vai a Nashville ou faz um desvio da famosa Rota do Blues nos EUA, que passa ainda por destinos como Memphis e New Orleans. É um destino perfeito para quem pensa em alugar um carro e fazer uma road trip, lembrando apenas que álcool e direção não combinam.

Tour na fábrica da Jack Daniel’s

Veja algumas fotos da  fábrica da Jack Daniel’s no Tennessee.

Como é a visita à Jack Daniel’s

A reserva para visitar a fábrica da Jack Daniel’s pode ser feita pelo site oficial. Estão à disposição três tipos de tours, sendo que a diferença entre eles é apenas a degustação, realizada no final.

Há uma visita seca, sem bebidas, uma com prova de cinco shots mais básicos e outra, que inclui cinco doses de rótulos especiais, chamada Angel´s Share.

Como chegar lá

A estrada de Nashville para Lynchburg é bem tranquila e sinalizada. Em frente à destilaria tem um grande estacionamento. De lá, dá para pegar um shuttle ou caminhar por cerca de cinco minutos até a entrada da Jack Daniel’s.

Dentro da destilaria

Assim que entram no amplo centro de visitantes, os turistas dão de cara com uma estátua de Jack Daniel. O fundador da marca de uísque mais famosa dos Estados Unidos ostentava um farto bigode e tinha pouco mais de 1m60 de altura. Além disso, era um mulherengo incorrigível.

Do lado esquerdo da estátua está a recepção, onde é possível comprar ingressos ou resgatar o tíquete adquirido via internet. Todo mundo ganha um mapa e é orientando a aguardar o início do tour.

Enquanto espera, dá para ver detalhes sobre o processo de produção do uísque, distribuídos pelo salão, bem como objetos pessoais de Jack, garrafas históricas e um quadro com pins que apontam de onde vêm os visitantes que ali chegam, todos os dias. Há muitas marcações do Brasil, sobretudo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Tour na Jack Daniel’s

O tour na Jack Daniel’s começa com a apresentação de um guia, que encaminha todo mundo para uma fila, a fim de tirar uma foto oficial e, depois, embarcar em um ônibus. Em menos de três minutos, é hora de desembarcar e conhecer os diversos prédios que se espalham pela destilaria.

O primeiro deles é o Rickyard, onde o guia revela (sempre em inglês) como o carvão deve ser usado para produção do que é denominado o uísque do Tennessee (que é diferente, por exemplo, do Bourbon, o destilado mais fabricado no país).

Basicamente, gotas da bebida são despejadas e filtradas por quatro dias em tonéis lotados de pequenos pedaços de carvão. Depois, são coadas em lãs brancas, para dispensar os ruídos.

Caminhando, todos seguem para a Cave Springs, uma pequena gruta pela qual corre um riacho. Foi ao conhecer essa nascente que Jack Daniel, nascido em Lynchburg e ainda jovem, decidiu montar a fábrica.

A água pura, que vem de uma fonte inesgotável, é usada até hoje na produção do uísque. A destilaria foi registrada em 1866 e só deixou de produzir bebidas durante o período da Lei Seca federal.

O chute fatal

Bem em frente à gruta há mais uma estátua de Jack Daniel e, também, o escritório onde ele trabalhava. Trata-se de uma antiga casa de madeira, pintada de branco. Lá dentro, o guia explica que um dia, após trabalhar na produção e sair da casa de seu sobrinho, também nas dependências da destilaria, Jack tentou abrir um grande cofre que ainda está guardado no espaço.

Irritado por não se lembrar da senha, deu um chute na caixa forte. Como resultado, ganhou uma bela infecção no dedão, que não cuidou direito. Aos poucos, seu pé foi comprometido. Depois, a perna. Após sucessivas amputações, o fundador da Jack Daniel’s veio a falecer.

Fermentação e armazenamento

Após a história triste, o tour segue adiante até a Still House, prédio onde o uísque é fermentado e destilado. Os visitantes podem ver os tonéis com o mosto e até sentir o cheiro, que é bastante forte e alcoólico. Tem dias da semana que o odor é tão marcante que os tonéis permanecem fechados.

Dali, chega-se a Barril House, barracão no qual são produzidos os barris onde o líquido dourado é armazenado. Mais de 2.050 deles são feitos por dia. Depois de usada, a madeira é vendida para outras indústrias, já que não serve mais para armazenar uísque. Quem quiser também pode comprar barris cheios, com valores que passam dos US$ 20 mil.

Degustação

Durante a degustação do tour Angel´s Share, é possível provar alguns dos uísques mais nobres produzidos na Jack Daniel’s. Há desde os Single Barrels até o Sinatra, chancelado por Frank Sinatra e cuja garrafa custa em torno de US$ 150.

A degustação ocorre em uma sala envidraçada, cercada por barris. O guia explica cada um dos uísques oferecidos e, além disso, há um papel à frente dos copos com detalhes técnicos e até um espaço para avaliação.

Antes de ir embora, todos passam pela loja da fábrica, que vende apenas garrafas comemorativas de Jack Daniel’s. Há boas opções, como os Single Barrels Rye, Select, Proof e Gold nº 27.

Lei seca em Lynchburg

Na saída da destilaria, após passar por uma linda parede feita de garrafas vazias de uísque e ser alertado por uma placa que está entrando em um condado seco, dá para caminhar, por cerca de 5 minutos, até o centrinho de Lynchburg.

Ali há um bom restaurante, chamado Barrel House BBQ, que prepara o típico churrasco do Tennessee e é ornamentado com lustres feitos de garrafas de Jack Daniel’s.

Peça pelo sanduíche de brisket com queijo, que é uma delícia. Para beber, tem chá, suco e refrigerante. Uísque, nem pensar. É preciso rodar pelo menos 20 minutos de carro para encontrar algum estabelecimento que venda a bebida.

Serviço

O que você precisa saber antes de ir aos EUA

Quando planejo minhas viagens para os EUA, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei  várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: Civitatis

LEIA TAMBÉM:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.