Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Bons olhos para a árvore que chora

Em 120 dias a Subprefeitura Ipiranga projeta entregar, revitalizada, a Praça Figueira das Lágrimas, na Estrada das Lágrimas, marco histórico de São Paulo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Eu, quando era repórter do jornal Ipiranga News, tive a oportunidade de fazer várias matérias sobre essa árvore que também é conhecida como a árvore que chora."
Arlindo Ribeiro, o jornalista Ligeirinho. 

“Levei o Gustavo, meu sobrinho de 16 anos, para conhecer a Árvore das Lágrimas. Ele se entusiasmou com a história e disse: “Deveriam construir uma praça em torno dela.” Ele está certo, mas aí começa o problema que envolve desapropriações e investimentos para a reurbanização do local. Assim, o tempo vai passando e nada acontece."
Geraldo Nunes, jornalista, criador do eterno “São Paulo de Todos os Tempos”. 

A Subprefeitura Ipiranga informa que no prazo de 120 dias a praça em torno da célebre Árvore das Lágrimas, na Estrada das Lágrimas, deverá ter novo aspecto. Referindo-se à reportagem aqui publicada em 1º de julho, destaca:
1- A Subprefeitura realizou o serviço de poda de adequação nas duas espécies arbóreas em 7 de maio de 2019.
2 - Anterior a isso, em 26 de abril, foi iniciado o processo para a requalificação da Praça Figueira das Lágrimas visando à preservação da memória da população local e da história da urbanização de São Paulo, bem como à possibilidade de reconhecimento e apropriação da praça enquanto espaço de acolhimento ao convívio em âmbito público. 
3 - Após um mês, o subprefeito do Ipiranga, Caio de Moura Luz, assinou contrato com a empresa Delima Engenharia e Construções Ltda, vencedora do pleito licitatório, para a execução das obras e serviços para requalificação da Praça Figueira das Lágrimas.
4 - Em 3 de julho, quarta-feira passada, foi autorizado o início do serviço de conservação do muro lateral e requalificação do local, com prazo total de 120 dias.

NOTA DA MEMÓRIA - Respondemos à assessoria do subprefeito, sem esconder a nossa alegria e a nossa preocupação:

1- Que coisa boa. Parabéns! Vamos divulgar e acompanhar as obras, destacando o trabalho da Subprefeitura Ipiranga.
2- Nossa única preocupação é com a preservação da História, e é isto que a Subprefeitura anuncia.
3- Quanto às podas, no sábado, dia 15 de junho, quando estivemos no local com outros pesquisadores, observamos que o serviço executado não afetou a formosura das duas árvores, que permanecem lindas. Nem parece que houve as podas citadas – o que mostra a preocupação dos servidores incumbidos do trabalho.
4- O que nos preocupa é o caule da figueira histórica. Ele necessita de tratamento urgente.
5- Também a mureta aponta perigosamente para a calçada. Percebemos que as raízes procuram novos espaços. Até comentamos se não seria o caso de avançar a mureta em alguns centímetros para a calçada.
6- Esperamos que os dizeres originais da placa, com o poema de Eugênio Egas, voltem a emoldurar a Árvore das Lágrimas.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 7 de julho de 1989 – ano 32, edição 7111 

Manchete - Professores da região defendem fim da greve: paralisação estadual completa 80 dias.

São Bernardo - Servidores municipais vão perder convênio com 20 hospitais. Declara o secretário de Saúde, Francisco Carlos Bernal: “os servidores celetistas poderão recorrer ao INPS”.

São Caetano - Ao sair de férias, o prefeito Luiz Tortorello é lançado a governador e vai pescar: assume o vice-prefeito João Tessarini.

Indústria - Consórcio de caminhões Scania bate recorde de cotas vendidas.

Temperatura - Região é surpreendida pelo frio de 8 graus.

Meio Ambiente - Cetesb autuou cinco empresas da região por emissão de poluentes.

Em 7 de julho de...

1919 - Seleção Paulista de Futebol vence a do Rio, no campo do Fluminense, por 4 a 2, e conquista a Taça Rodrigues Alves. Neco, do Corinthians, marcou três gols.

INTERNACIONAL

Do noticiário do Estadão: Basiléia, 6 (UP) – O tratado de paz será submetido à Assembleia Nacional alemã para a sua ratificação na próxima semana.

Do noticiário do Correio Paulistano: Londres, 6 – Informam de Roma que foi proclamada a lei marcial em Forli e Imola, devido a conflitos de caráter maximalistas ali havidos. Em Florença houve duas mortes por ocasião de um ataque a casas comerciais.

1944 - Começa a festa de Nossa Senhora do Carmo, em Santo André. 

1959 - Iniciadas as solenidades de 9 de julho, com a chegada dos despojos de dez heróis da Revolução Constitucionalista à Praça da República, em São Paulo, no lugar onde Martins, Miragaia, Drausio e Camargo tombaram em 1932.

Santos do dia

- Félix de Nantes

- Ilídio

- VILIBALDO. Príncipe Saxão (Inglaterra, Wessel, ano 700 – Alemanha, Eichestat, 7-7-787). Bispo de Eichstadt, na Baviera. Acompanhou Bonifácio na evangelização da Germânia. 

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 7 de julho:

- No Piauí, Beneditinos
- No Rio Grande do Sul, Candelária e Pelotas
- Na Bahia, Conceição do Coité
- Em Santa Catarina, Corupá
- Em Sergipe, Nossa Senhora do Socorro

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.