Cultura & Lazer Titulo TV
Cultura faz série sobre Villas-Bôas
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
20/09/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Dedicado às questões indígenas, o programa A'Uwe, da TV Cultura, inicia hoje série especial que tem como tema os irmãos Cláudio, Orlando e Leonardo Villas-Bôas, sertanistas que lutaram pela causa que resultou na criação, em 1961, do Parque Nacional do Xingu, que abriga mais de 14 etnias diferentes.

O ator Marcos Palmeira, que apresenta o programa, entrevista Noel, filho de Orlando, mais velho e último dos Villas-Bôas a morrer, em 2003. Noel cedeu para exibição três documentários inéditos.

O primeiro a ser exibido é

O Reinado na Floresta, de 1971. O diretor Adrian Cowell mostra detalhes do trabalho de Orlando e Cláudio. Leonardo, o caçula, morrera dez anos antes, aos 43.

A série continua no dia 27 com as imagens de Primeiros contatos com os Txucarramãe, de Jorge Ferreira, datado de 1952. O filme acompanha perigosa expedição ao Alto Xingu. Em A Tribo que se Esconde do Homem, a ser exibido no dia 4, Cowell mostra viagem em que os irmãos conhecem os temidos índios Krenakarore.

Nascidos no interior de São Paulo, os Villas-Bôas participaram, em 1943, da expedição Roncador-Xingu, em que travaram contato com muitas tribos até então desconhecidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;