Cultura & Lazer Titulo
Evento em São Paulo celebra 400 anos de ‘Dom Quixote’
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
14/09/2005 | 08:15
Compartilhar notícia


Para celebrar o quarto centenário de publicação do clássico Dom Quixote, do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), o Instituto Cervantes de São Paulo promove uma série de atividades, com destaque para um simpósio internacional que reunirá especialistas e pesquisadores da obra do autor. O pontapé inicial para o simpósio ocorre nesta quarta, às 19h, no auditório do espaço cultural do instituto, com a apresentação da organizadora, Maria Augusta da Costa Vieira. A entrada é franca.

Os debates começam somente nesta quinta, das 9h às 18h30. Participam das discussões especialistas como Maria Fernanda Abreu, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), José Maria Balcells, da Universidade de Leon (Espanha), e Jacques Joset, da Universidade de Liége (Bélgica). Entre os brasileiros foram convidados Mário Miguel González e João Adolfo Hansen, ambos da USP.

A programação do evento, intitulado 3ª Mostra Cervantes: Re-Visões do Século XXI – IV Centenário da Edição de Dom Quixote, inclui ainda um recital de música antiga, com o Duo Glossas, e a exposição da edição digital do Catálogo da Biblioteca Cervantina Públio Dias. Além disso, o Instituto promoverá a exposição Quixote: Fronteira Digital, com obras do artista Ariel Artigas Severino.

Pioneiro da pintura digital no Brasil, Severino é uruguaio e está radicado em São Paulo desde 1974. A proximidade com o personagem Dom Quixote se deu por meio de laços artísticos e, principalmente, afetivos. O avô dele, o artista plástico Juan José Severino, trabalhou anos a fio e de forma recorrente em torno de duas figuras: Dom Quixote e Jesus Cristo.

3ª Mostra Cervantes: Re-Visões do Século XXI – No Instituto Miguel de Cervantes – av. Paulista, 2.439, S.Paulo. Tel.: 3897-9609. Nesta quarta, às 19h. Entrada franca. Até 1º de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;