De olho no transito Titulo
Volta às aulas

Quando era criança, eu ia para a escola a pé com uma amiga que morava em frente de casa. Isso ajudou a me tornar mais

Cristina Baddini
29/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando era criança, eu ia para a escola a pé com uma amiga que morava em frente de casa. Isso ajudou a me tornar mais independente e confiante. Dificilmente alguém chegava à escola de carro. Hoje não é mais assim.
Para que as crianças fiquem confiantes, os pais devem caminhar para a escola junto com elas quando ainda são pequenas. Façam brincadeiras e tornem o percurso divertido. Façam desta oportunidade uma maneira de elas conhecerem o bairro e observar o mundo à sua volta. Inventem jogos com as placas dos carros e localizem plantas e árvores junto com as crianças. Depois de ir para a escola com você por algum tempo, elas estarão preparadas para cuidar de si próprias. Mas certifique-se antes que elas assimilaram algumas dicas:
Conhecer o caminho e não se desviar dele;
Saber como atravessar as ruas com segurança;
Permanecer junto com os amigos mesmo se brigarem;
Dizer ‘não' para estranhos;
Conhecer lugares seguros durante o percurso, como lojas, lanchonetes e delegacia;
Ficar visível - usar cores claras, cintos, adesivos ou bolsas reflexívos;
Ir às aulas de bicicleta.
As crianças precisam se mexer. Pedalar para a escola é uma maneira excelente de inserir o hábito do exercício na vida diária delas. Na Dinamarca, 60% vão às aulas de bicicleta. Com um pouco de treinamento e um capacete, qualquer risco que possa advir do uso da bicicleta é contrabalançado pelos benefícios de se manter saudável, ativo e independente. Os pais podem presenteá-las com uma bicicleta e depois ir ajudando no domínio das técnicas básicas necessárias. As escolas podem contribuir dando treinamento e oferecendo lugares seguros para que as crianças deixem suas bicicletas. Não se esqueçam de verificar as condições de segurança no trajeto em meio ao trânsito de casa para a unidade de ensino.

Em um automóvel
Atualmente, mais da metade dos percursos infantis é feita com automóvel. Se você tem filhos pequenos, pode promover a saúde deles mudando o meio de locomoção, caso a escola esteja a menos de três quilômetros de distância. Caso não seja possível mudar o meio de transporte, ensine a criança a ficar sentada enquanto o veículo estiver em movimento, além de manter o cinto de segurança afivelado, e somente descer depois que o veículo estiver completamente parado. O embarque ou desembarque das crianças deve ser realizado nas calçadas. Se você conta com serviços de transporte público que atendam ao seu trajeto até a escola, prefira utilizá-los. Até aquela caminhada para o ponto de ônibus contribui para o seu bem-estar físico e o do seu filho.

Transporte escolar
Na hora de contratar o transporte escolar, dedique um pouco mais de tempo para escolher bem o prestador de serviço e garantir a segurança dos seus filhos. Ao contratá-lo, verifique as condições do veículo e a documentação pessoal do motorista. Peça referências na escola e com outros pais. Verifique a higiene do veículo e o número de cintos de segurança. Todas as crianças transportadas devem usar os cintos de segurança, e ninguém deve ser transportado em pé. O veículo não pode ter lotação maior que a permitida em lei. Também é aconselhável obter o endereço e telefone do motorista.
Procure conversar com seus filhos, estimulando-os a relatar tudo aquilo que acontece durante as viagens.
Com algumas medidas preventivas, a volta às aulas será boa e segura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;