Política Titulo
Diário debate reforma política
Por Kléber Werneck
Do Diário do Grande ABC
19/09/2005 | 08:15
Compartilhar notícia


A "Reforma política" é tema do debate que o Diário promove nesta segunda, às 19h30, no campus II do Imes (Universidade Municipal de São Caetano), na rua Santo Antônio, 55, em São Caetano. O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman, vai discutir o assunto com o jornalista Fernando Rodrigues, autor do livro "Os donos do Congresso - A Farsa na CPI do Orçamento".

O projeto que tramita na Câmara Federal já é alvo de polêmica por alterar vários aspectos da vida política no país. Entre eles, a votação em lista partidária fechada, o financiamento público de campanhas e a redução de barreiras contra os partidos nanicos. O texto prevê o advento de campanhas políticas mais simples e baratas.

Mas vem sofrendo críticas de especialistas. O advogado Alberto Rollo, por exemplo, especialista em Direito Eleitoral e presidente do Idipea (Instituto de Direito Político, Eleitoral e Administrativo), classificou o mesmo como "uma afronta a democracia". Entre os pontos criticados, ele considerou "uma temeridade" reduzir de 90 para 60 dias o tempo de campanha. Afirma que dessa forma a Justiça Eleitoral não terá tempo de analisar o amontoado de processos que comumente chegam às mãos dos magistrados.

O evento promovido pelo Diário tem como objetivo expor os diferentes pontos de vista em relação ao assunto que foi alavancado junto com a crise do PT. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Reservas podem ser feitas até as 15h pelo telefone 4435-8173.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;