Política Titulo
Matriz de S.Bernardo será palco de ato pró-Lula
Sergio Kapustan
Do Diário do Grande ABC
05/09/2005 | 07:46
Compartilhar notícia


Lideranças de partidos de esquerda e de sindicatos que apóiam o governo Lula (PT) ocupam nesta segunda-feira a Praça da Matriz, em São Bernardo, – ponto histórico de manifestações de metalúrgicos do ABC contra a ditadura militar (1964-1985) – para realizar ato em defesa do presidente e da ética na política. A manifestação de rua – a primeira no Grande ABC desde o início do escândalo do mensalão em junho – começa às 18h, e os organizadores aguardam 5 mil pessoas. Os manifestantes se reúnem às 17h na sede do Sindicatos dos Metalúrgicos e seguem em caminhada até a praça.

Para dar peso político à concentração, foi confirmada a participação de dois ministros: Ciro Gomes (Integração Nacional) e Luiz Marinho (Trabalho). Participam do ato pró-Lula dirigentes políticos (PT, PCB, PMN, PSL e PC do B), prefeitos, deputados, vereadores, estudantes, líderes religiosos e lideranças comunitárias.   A manifestação teve intensa campanha de divulgação na região com panfletos (500 mil) e carros de som que circularam nas sete cidades pedindo o comparecimento da população. De acordo com o coordenador do PT na região, Hamilton Lacerda, a idéia é mostrar à população do ABC que o governo Lula defende a apuração das denúncias e que não abandonou os compromissos históricos com a classe trabalhadora. "A população brasileira está indignada com o que está acontecendo, mas há um sentimento de que a figura do presidente precisa ser preservada. Por isso, a organização prevê um grande comparecimento de pessoas à manifestação", acrescenta o dirigente petista.

Segundo Lacerda, não será dada palavra aos aliados que criticam o presidente. O recado do coordenador é para o deputado federal Ivan Valente (PT, de São Caetano), um dos principais críticos da política econômica do governo e do comportamento do PT no Congresso Nacional.

"Ultimamente ele (Ivan Valente) não tem defendido nosso governo. Portanto, acho que o deputado não ficaria à vontade", explicou Lacerda ao descartar a presença de Ivan Valente. A reportagem do Diário tentou falar com Ivan Valente por telefone, mas não obteve retorno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;