Cultura & Lazer Titulo
Na TV, a curiosa vida dos suricatos
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
05/09/2005 | 08:09
Compartilhar notícia


Flower, a destemida matriarca dos Whiskers, não aceita ordens de ninguém. É tolerante, mas às vezes sai do sério. Zaphod, o pai, defende os parentes e não se afasta da mãe de jeito nenhum. Shakespeare é o herói da história, pois sobreviveu milagrosamente ao ataque de uma serpente venenosa. Carlos, da família rival Lazuli, é um Don Juan de primeira e vive perseguindo as fêmeas Whiskers – já acasalou com três delas, Daisy, Mozart e Tosca. O enredo é de telenovela, mas os personagens, em vez de pessoas, são suricatos, pequenos mamíferos que protagonizam No Reino dos Suricatos, série que estréia nesta segunda-feira no canal pago Animal Planet. São 13 episódios no total, sempre às segundas-feiras às 20h, além de reprises.

A família de suricatos Whiskers, composta por oito integrantes, vive no deserto de Kalahari, no sul da África. Há vários anos eles são observados por pesquisadores da Universidade de Cambridge (Inglaterra).

Para realizar o documentário, produzido pela Oxford Scientific Films para o Animal Planet International, os integrantes da equipe de filmagem se alojaram em compartimentos projetados para captar detalhes da vida dos animais, como a movimentação nas tocas, sem que eles notassem a presença humana. Para isso foram utilizadas modernas câmeras de fibra óptica.

Rituais de procriação, hábitos alimentares, conflitos familiares e estratégias de sobrevivência são algumas das curiosidades da vida dos suricatos mostradas no documentário que tem ares de novela, já que acompanha detalhes da vida de uma família inteira dos bichos.

Os suricatos são mamíferos da família dos mangustos – têm até 30cm de altura e pesam até 900 gramas. Eles se alimentam de escorpiões, aranhas, pássaros, ovos e raízes, por exemplo. Vivem entre 12 e 14 anos. Embora pequenos, são bem valentes, capazes de matar até cobras.

Como são presas um tanto fáceis para uma série de outros animais, os suricatos dividem a tarefa de patrulhamento das tocas, as quais são compartilhadas com esquilos e outros mangustos. Enquanto um grupo de animais dorme ou procura alimento, outro toma conta da "casa".

No episódio de estréia serão apresentados os mais novos integrantes da família Whiskers, quando eles saem da toca pela primeira vez, e também o suricato Shakespeare, que fica entre a vida e a morte ao ser picado por uma cobra venenosa.

Nos capítulos seguintes, por exemplo, membros das famílias Whiskers e Lazuli travarão uma luta territorial. E Daisy, uma das filhas, se envolverá com Carlos escondida da família. Só que logo os pais descobrirão a escapulida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;