Memória Titulo
Hoje tem casamento em São Bernardo: era 1960...

As quatro fotos de hoje são significativas, por vários motivos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


As quatro fotos de hoje são significativas, por vários motivos:

1 - Elas retratam o casamento de José Helena Ferreira, mais conhecido por Tenório, com Zelita Gomes da Silva, celebrado na Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo.

2 - As imagens focalizam cenas marcantes de uma época em que os noivos, com o auxílio dos pais, organizavam uma recepção em casa mesmo, com o bolo, salgados e doces, guaraná e cerveja, tudo muito simples e marcante.

3 - As fotos mostram também uma relação forte que persiste até hoje, a dos patrões do noivo que se colocavam na posição de amigos, quase parentes, no papel de padrinhos, prestigiando aquele momento tão bonito.

No caso, aqui estão os padrinhos João Braga e Myrths Setti, da Auto-Viação ABC, onde Tenório trabalhava de motorista de ônibus.

Era 1960. Memória é testemunha que até hoje, mais de 50 anos depois, a família Setti/Braga tem um carinho muito grande com os seus colaboradores, participando de todos os momentos que marcam o cotidiano dos mesmos.

João Braga partiu. Dona Myrths mantém-se uma verdadeira dama - e madrinha de tantos e tantos colaboradores da sua empresa.

As fotos fazem parte do álbum organizado por Fátima Tenório, filha dos noivos. Sr. Tenório partiu, mas aí está dona Zelita, a jovem noiva de 1960, hoje uma senhora simpática que ajuda a filha nesta construção da memória, que é familiar, mas que também simboliza a formação da antiga Vila de São Bernardo que virou metrópole.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 14 de setembro de 1982 - Nº 5005
Manchete - Alimentação e moradia, prioridades do Finsocial
Política - Passa a vigorar a Lei Falcão. A partir da zero hora de hoje, a lei limita o acesso às emissoras de rádio e TV dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. Partidos somente poderão apresentar o número, nome, currículo e foto parada de seus candidatos.
Mauá - Missa e passeata no Parque das Américas. Reverenciada a memória daqueles que morreram ao cruzar a linha férrea, numa promoção da Associação de Donas de Casa e CEBs - Comunidades Eclesiais de Base.
Primeira divisão - No Estádio Bruno Daniel, Santo André 1, Francana 0, gol de Carlos Alberto.
Segunda divisão - Eli, goleiro do São Bernardo, completa 1.060 minutos sem tomar gol na vitória do seu time frente ao Saad, no Baetão. São Bernardo atinge 12 jogos invictos.
Publicidade - Da página Roteiro do Bom Apetite, um guia dos restaurantes do Grande ABC, num total de 34 endereços, entre os quais: Pizzaria Jóia (Praça Kennedy), Pizzaria e Churrascaria do Bigode (Rua Eduardo Monteiro), Café Cindelabro (Ribeirão Pires). Continua.

EM 14 DE SETEMBRO DE...
1717 - Pedro de Almeida Portugal, o Conde de Assumar, toma posse no cargo de governador de São Paulo.
1822 - Dom Pedro chega ao Rio de Janeiro, de volta da sua viagem a São Paulo, e toma posse do cargo de grão-mestre da Maçonaria.
1942 - Desaba cinema em construção no Centro de São Caetano, o futuro Cine Max.

MUNICÍPIO PAULISTA
Presidente Prudente, fundado em 14 de setembro de 1917 e emancipado em 1921, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

HOJE
Dia do Frevo.

Trabalhadores
406 - Ângelo Marquioro, 40. Natural de São João da Boa Vista. Residia à Rua do Bosque, 207. Operário da Rhodia.
407 - Armando J. dos Santos, 25. Natural de Laranjeiras. Residia à Rua Angatuba, 262. Operário da fábrica Fernando Hackradt.
408 - João Meira, 35. Natural do Sergipe. Residia à Rua Colombo, 96. Operário da Rhodia.
Fonte: 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

SANTOS DO DIA
Cereal, Materno, Noteburga, Rósula e Salúsia.
Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
Na foto, um tocheiro do século 18, em madeira policromada e dourada. A peça pertenceu ao convento do Carmo, de Mogi das Cruzes.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SYNCLAIR ANTONIO SCANDOLARA
(Limeira, SP, 16-11-1939 - São Bernardo 11-9-2012)

Na história do radiojornalismo do Grande ABC, a presença de Synclair Antonio Scandolara. Iniciou carreira em sua cidade-natal. Quem o descobriu foi Aparecida Machado de Oliveira Pescio, sua professora e autora de novelas para o rádio. novelista. 

Pela Rádio Educadora de Limeira, Synclair atuou na locução e teatro, entre 1957 e 1959. No ano seguinte estava no Grande ABC e até 1963 atuou em três emissoras locais: ABC, Independência e Clube.

Ana Maria Pescio, a namorada e futura mulher, filha de dona Aparecida, era radioatriz no grupo da mãe novelista. Rômulo Pescio, o sogro, trabalhava como radioator. Uma família de radialistas.

O Grande ABC transformava-se. Synclair formou-se contador. Deixou o rádio, com um nó no coração. Ingressou na Vemag, transferiu-se para a Volkswagen, contabilizou 26 anos de trabalho na indústria automobilística.

Formado também em Pedagogia, lecionou e ingressou no Singular, atuando na instituição como assessor financeiro.

Synclair partiu aos 72 anos. Filho de Ettore Scandolara e Lydia Pastorelli, deixa a esposa Ana Maria Machado Pescio Scandolara e os filhos Synclair e Luciana. Está sepultado no Jardim da Colina. Deixa também várias histórias sobre os primórdios do rádio do Grande ABC, que fazem parte do nosso livro Programa de Auditório, lançado em 2000.

SANTO ANDRÉ
Siglinda Adelma Furtado, 83. Natural de Santa Rosa (SP). Dia 3. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

SÃO BERNARDO
Pedra Mascarenhas de Souza, 86 anos. Natural de Carolina (MA). Dia 11. Cemitério dos Casa.
José Carlos Munhoz Martin, 68. Natural de São Paulo (SP). Dia 11. Crematório de Vila Alpina.
Luiz Carlos de Souza, 60. Natural de Miguel Pereira (RJ). Dia 11. Cemitério dos Casa.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;