Eleições 2016 Titulo Diadema
Estreante, Taka quer implantar gabinete contra a corrupção

Prefeiturável em Diadema pelo PSD sustenta que, se eleito, vai focar em ações para modificar sistema de trabalho em gestão pública

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
14/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Representante do PSD na disputa pelo cargo de prefeito de Diadema, o empresário Taka Yamauchi defendeu outro conceito de trabalho para a gestão pública, caso seja eleito em outubro. Entre as ações prioritárias para seu modelo de governo, defendido por ele “como alternativo e inovador”, está a criação de órgão específico para controle e de combate à corrupção. Aos 38 anos, Taka é um dos mais novos quadros políticos no município, disputando sua segunda eleição. Em 2012, concorreu ao cargo de vereador pelo PSDB, ficando na segunda suplência, após conquistar 990 votos.

A afirmativa do empresário foi debatida na tarde de ontem em mais uma rodada de sabatinas promovidas pelo Diário com candidatos a prefeito da região.

“Nosso plano é pautado em critério para traçar planejamento sério de trabalho, com o conceito partindo de que o prefeito é um servidor público. Neste aspecto, idealizamos criar agência de controle contra a corrupção, que vai englobar acompanhamento em todas as secretarias, a conduta dos funcionários e efetivar severidade no monitoramento do dinheiro público. O político comum, de carreira, não tem essa visão. Por isso, queremos ressaltar esse lado administrativo no setor privado para dentro da administração pública”, defendeu.

Sobre a pouca experiência política e a baixa votação obtida no pleito anterior, Taka citou apenas “que o momento é outro”. “Tudo está bem diferente da eleição anterior. Quando acabou a eleição (de 2012) fui cuidar da minha empresa. Não vivo da política. Busquei trabalhar para criar um plano de ações para a cidade”, comentou o pessedista.

Taka evitou tecer ataques incisivos aos rivais, pontuando apenas algumas críticas ao governo do prefeito Lauro Michels (PV), principalmente referindo-se ao setor da Saúde. “Continuo discordando da posição da atual gestão, que não prioriza as necessidades da cidade, como a Saúde. Quero humanizar toda essa Pasta. Outra situação é ficar batendo na tecla do projeto para reabrir o hospital infantil no bairro Jardim Nações. Para mim, há erro de estudo. Precisava ser mais próximo ao Centro.”

Taka, que teve nome homologado ao lado do tenente-coronel da Polícia Militar Marcel Soffner (PTC), postulante a vice, aproveita para dar ênfase em metas para a Segurança. Assegurou que vai promover integração entres as policias (Civil e Militar) e a GCM (Guarda Civil Municipal). “Só assim poderemos colocar, de maneira estratégica, os policiais para que combatam a criminalidade. Uma real interação nas discussões e ações para intervenções específicas para combater o crime”, adicionou.

O prefeiturável também abordou metas para a Educação, defendendo vínculo com o setor de lazer. “O jovem (de Diadema) anda perdido com a falta de conteúdo. Vamos colocar atividades nos parques, dos centros culturais e periferias.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;