Internacional Titulo
Assessor do prefeito de Moscou é ferido gravemente
Por Das Agências
19/12/2000 | 11:18
Compartilhar notícia


Yossif Ordkhonikidzé, um assessor do prefeito de Moscou foi ferido gravemente nesta terça-feira em um atentado no centro da cidade, informou a agência Itar-Tass, citando fontes hospitalares.

O motorista do assesor morreu nesta terça-feira quando dois homens mascarados abriram fogo contra seu veículo, em um episódio da luta travada pelo controle das riquezas da capital russa.

O automóvel em que se encontrava Yossif Oryonikidze - encarregado das relaçoes da prefeitura de Moscou com o estrangeiro - foi alvo dos disparos de dois desconhecidos às 9h15 locais (3h15 de Brasília), em pleno centro de Moscou.

Oryonikidze ficou ferido na perna e no estômago e foi hospitalizado em estado grave. Os atacantes conseguiram fugir.

Imediatamente depois do ataque, no qual o veículo recebeu mais de 30 impactos de bala, o prefeito de Moscou, Yuri Lushkov, denunciou o fato como uma vingança de uma organizaçao criminosa.

'Uma decisao de Oryonikidze evidentemente nao agradou a algum grupo criminoso', afirmou o prefeito.

Segundo Lushkov, os responsáveis municipais recebem regularmente 'uma avalanche de ameaças' por parte de grupos mafiosos, especialmente por causa do fechamento de inúmeros mercados e de uma nova lei destinada a combater o tráfico de álcool adulterado.

O porta-voz da prefeitura, Serguei Tsoi, citado pela televisao pública RTR, enfatizou que o enfrentamento com os grupos criminosos atraídos pelo programa de desenvolvimento econômico da cidade é inevitável.

Oryonikidze é responsável pelo comitê de turismo, assim como a hotelaria e as casas de jogos da capital russa, informou a prefeitura. Atualmente estava encarregado de um projeto avaliado em US$ 100 milhoes para a construçao de um circuito de Fórmula 1 em Moscou.

Há alguns meses, o adjunto de Oryonikidze, Viacheslav Burulnik, também foi alvo de disparos contra seu veículo, mas nao ficou ferido.

Desde 1994, ocorreram pelo menos oito atentados contra responsáveis da prefeitura. Um adjunto do prefeito Yuri Lushkov, encarregado dos transportes e comunicaçoes, foi assassinado em 1995.

Moscou concentra a maior parte dos investimentos e a riqueza do país e os detratores do prefeito da capital russa denunciam regularmente a corrupçao da administraçao municipal.

O prefeito Lushkov, reeleito em dezembro passado com mais de 70% dos votos, governo há mais de sete anos em Moscou, que a converteu em vitrine do capitalismo russo.

A qualidade de vida em Moscou é muito superior à qualidade das outras regioes da Rússia e os moscovitas ganha em média 4,2 vezes a mais do que os outros russos, segundo um estudo recente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;