Cultura & Lazer Titulo
'Crepúsculo' chega aos cinemas do país
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
19/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Depois de arrecadar US$ 150 milhões nos Estados Unidos em um mês de exibição, estréia nesta sexta-feira, nos cinemas do Grande ABC e de São Paulo, o fenômeno teen "Crepúsculo". Baseado no best-seller de Stephenie Meyer, uma escritora mórmon que segue os caminhos de J.K. Rowling, o filme traz todos os elementos para se tornar sucesso também entre os adolescentes brasileiros, além de reavivar um gênero que andava meio caído em Hollywood: o das histórias sobre vampiros.

Confira o trailer
Veja galeria de fotos do filme

Dirigido por Catherine Hardwicke (conhecida por "Aos Treze"), o filme é uma espécie de "Romeu e Julieta" moderno entre um vampiro e uma adolescente. Bella Swan (Kristen Stewart) é uma jovem de 17 anos que se muda de Phoenix para a pequena cidade de Forks, um lugar em que a chuva impera e onde o sol aparece muito pouco. Lá, ela vai viver com o pai, para que sua mãe possa viajar com o novo marido.

Em seu primeiro dia na escola, Bella logo avista Edward Cullen (Robert Pattinson, o Cedric de "Harry Potter e o Cálice de Fogo"), um jovem de uma beleza excepcional, tão belo que nenhuma garota é boa o suficiente para namorá-lo. Os dois se tornam parceiros na aula de biologia, mas ele demonstra sentir repulsa pela jovem.

Dias depois, Edward a salva de um acidente de carro, e parece estar sempre por perto quando ela está em perigo. Intrigada com o comportamento do rapaz, Bella passa a investigá-lo. Não demora muito e a garota descobre que ele é um vampiro. Tarde demais - os dois já estão apaixonados e terão de enfrentar os conflitos desse relacionamento, como o fato de Edward não poder beijar a namorada com medo de perder o controle e mordê-la.

É a partir daí que se nota o lado mais juvenil da história de Stephenie Meyer. Os Cullen são vampiros bonzinhos, com poderes de super-heróis, e que se alimentam somente de sangue animal, sendo considerados vegetarianos entre sua espécie. O pai da família, Carlisle (Peter Facinelli), é o médico da cidade. E, ao contrário das lendas, eles não se mostram ao sol não porque possam virar pó, mas devido ao fato de sua pele brilhar como diamante.

Além disso, é sempre um pouco inverossímil imaginar que um vampiro de quase 100 anos, apesar de ter aparência para sempre de 17, se apaixonar por uma adolescente. Mas até aí tudo bem, já que isso é muito comum em histórias do gênero.

De qualquer maneira, "Crepúsculo" promete ser uma nova febre, que deve pegar muitos órfãos da saga de Harry Potter, já próxima do final com apenas mais dois filmes para serem lançados. Ao contrário do bruxinho adolescente, a nova franquia ainda tem mais três livros para se tornarem longas, e o estúdio Summit Entertainment anunciou que a continuação, "Lua Nova", deve ser lançada em novembro de 2009 nos Estados Unidos. Sai a ‘Pottermania', chega uma nova para substituir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;