Política Titulo Alternativa
Sto.André prevê PPP para salvar parque tecnológico

Com fim de repasse à Agência de Desenvolvimento, Ailton Lima cita saída para viabilizar projeto

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André tornou oficial a possibilidade de realização de PPP (Parceria Público-Privada) como alternativa para viabilizar a instalação do parque tecnológico, cujo projeto está parado há pelo menos sete anos.

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Aiton Lima (SD) revelou ao Diário que a alternativa está sendo estudada diante do risco de a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, ligada ao Consórcio Intermunicipal e gestora do projeto, não ter recursos para tirar o empreendimento do papel.

A decisão dos novos chefes dos Executivos de cessar repasses de verbas do colegiado de prefeitos à Agência colocou em xeque a execução do polo, como prevê a direção da entidade. “A Prefeitura tem responsabilidade e compromisso em tirar o parque do papel. Para que isso ocorra, o governo tem de ser protagonista nesse processo. Os formatos para a construção de parques como este não estão mais presos aos modelos antigos, que dependiam inteiramente de recursos públicos. Hoje há muitas possibilidades com a participação da iniciativa privada através de PPP”, explicou Ailton, ao completar que se a administração ficar “esperando quanto vai ter verba para gastar, acaba não fazendo nada”.

A parceria com iniciativa privada para a construção do parque já era defendida internamente por órgãos responsáveis pela iniciativa. A professora Anapatrícia Morales Vilha, coordenadora da Agência de Inovação da UFABC (Universidade Federal do ABC) – parceira do Paço no projeto –, já havia aventado essa possibilidade, em entrevista ao Diário, em janeiro do ano passado, como forma de viabilizar a ideia.

Recentemente, o presidente da Agência de Desenvolvimento, braço institucional do Consórcio para questões de fomento ao crescimento econômico da região, Joaquim César Freire, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), criticou a deliberação dos novos prefeitos de cortar a transferência de recursos à entidade, justificando que a medida faria com que o projeto de implantação do parque tecnológico desse “vários passos para trás”.

O parque tecnológico de Santo André foi credenciado pelo governo do Estado junto ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) em janeiro de 2016. Desde então, nada avançou. Ainda há incertezas acerca do local onde o empreendimento seria abrigado.

TURISMO
Futuro responsável pelo turismo da cidade – a Pasta será alocada à Secretaria de Desenvolvimento –, Ailton também prevê crescimento turístico da Vila de Paranapiacaba. “As ações que envolvem a região, como os festivais de Inverno e do Cambuci, são corriqueiras, mas ainda são pequenas. É preciso dar uma chacoalhada e implantar, por exemplo, redes hoteleiras para atrair as pessoas a visitarem e se hospedarem por lá.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;