Setecidades Titulo Desafio
Tema está presente no cotidiano dos alunos
Caroline Garcia
Especial para o Diário
04/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Fazer redação abordando os problemas da bebida alcoólica, facilidade de compra e influência para o início do consumo não é difícil para os jovens que participam do 6º Desafio de Redação. O tema Álcool, você não precisa disso para se dar bem faz parte do dia a dia dos adolescentes e é frequentemente discutido em casa, nas aulas e com os próprios colegas.

"É o momento que temos para refletir, saber das causas e dos efeitos. O alcoolismo é um dos problemas que a gente mais vê, e conversar sobre isso ajuda os adolescentes a terem consciência de que o vício pode começar com algo experimentado em uma festa", disse Thábata Suelen Martins Souza, 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Opção, em Mauá. A escola já foi premiada em três edições do concurso.

Na unidade, os alunos começam a ser orientados sobre bebida alcoólica desde o 3º ano do Ensino Fundamental, nas aulas de ética. "É uma abordagem de amizade, de aproximação. Percebemos que há problema quando o aluno afirma que bebe. Isso é um pedido sutil de ajuda. Nesses casos, trabalhamos em parceria com a direção e família", disse Ruth de Lima Menegassi Novaes, professora de Ética e Sociologia.

A estudante do 2º ano Bianca Coutinho Lopes, 16, tem amiga da mesma idade que considera alcoólatra e que começou a beber imitando os pais. "Não adianta aconselhar porque para ela aquilo não faz mal. E não acho que a culpa seja exclusivamente da minha amiga. Tornou-se aceitável e lícito que o jovem beba, mas nem tudo aquilo que é lícito nos convém."

Já Lourene Marina dos Santos, aluna do 2º ano da EE Hans Grudzinski, também em Mauá, acredita que a mídia estimula o consumo precoce de álcool. "Ao mesmo tempo que revistas e jornais falam dos acidentes e expõem os efeitos da bebida no corpo, os comerciais mostram que tudo passa a ser perfeito se você tiver com uma lata de cerveja na mão."

O Desafio de Redação, promovido pelo Diário e co-realizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), continua hoje em mais dez escolas da região. O concurso literário tem parceria do governo do Estado e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;