Eleições 2016 Titulo Apoiava Tarcisio
PTdoB se divide para o segundo turno da eleição de São Bernardo

Após partido ficar neutro, principais nomes racham entre Alex e Morando

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
20/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O PTdoB de São Bernardo tem suas principais lideranças divididas sobre o apoio entre as candidaturas no segundo turno da eleição à Prefeitura, disputado entre o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e o deputado federal Alex Manente (PPS). Enquanto o presidente da legenda e ex-secretário de Relações Internacionais, Evandro de Lima, pede votos a Alex, o único vereador da sigla, Roberto Palhinha, está mais próximo de Morando.

Depois de caminhar com o PT na primeira etapa do pleito, em projeto que ficou apenas no terceiro lugar, com o ex-secretário Tarcisio Secoli (PT), o PTdoB decidiu pela neutralidade no segundo turno, mas liberou posição de seus filiados.

Dirigente e candidato a prefeito pelo PTdoB em 2008, quando ficou em quatro lugar, Evandro esclareceu que a liberação do posicionamento dos integrantes do partido foi tomada após reunião com a executiva estadual da legenda, que é comandado por Antônio Rodriguez Fernandez.

“Logo após o resultado do primeiro turno, sentamos e definimos por postura neutra, deixando claro que a escolha de cada um estava livre. Nosso projeto perdeu, que era o Tarcisio. Quando se libera os filiados, o apoio deixa de ser do partido e sim de cada pessoa. Eu optei pelo Alex e vejo que a maioria (do diretório municipal) está com ele. Mas quem não estiver não muda nada”, pontuou Evandro, descartando punições partidárias.

Na eleição, o PTdoB se coligou com o PDT, PTC e PSL. O resultado ficou aquém do esperado, pois somente Ramon Ramos (PDT), obteve êxito, ao atingir 4.149 votos. Palhinha, do PTdoB, ficou na primeira suplência, com 2.614 sufrágios. O bloco de partidos conquistou 14.622 adesões, o que foi comemorado por Evandro. O quociente eleitoral em São Bernardo nesta eleição exigiu aproximadamente 11 mil votos de cada coligação para conquista de cadeiras.

“Fomos bem. Elegemos um (Ramon) e conseguimos figurar entre os primeiros. Agora, o PTdoB vai seguir unificado politicamente e a partir do resultado do segundo vamos nos reunir e voltar a deliberar sobre o nosso futuro”, considerou o dirigente do partido.

Palhinha, que tem evitado falar abertamente sobre seu comportamento no segundo turno, foi procurado pelo Diário, mas não retornou aos contatos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;