Turismo Titulo Histórica
Pousadas em Trancoso e no Rio contam a história do Brasil
Por Redação
Do Rota de Férias
07/09/2021 | 15:56
Compartilhar notícia


Tendência na Europa, as hospedagens históricas no Brasil vêm atraindo cada vez mais entusiastas. Pousadas em Trancoso, Paraty e Petrópolis, por exemplo, propõem imersão histórica e cultural. Os roteiros por Bahia e Rio de Janeiro incluem edificações imperiais e cultura indígena, tudo isso cercado de muito conforto.

LEIA MAIS: PRAIA DE TRANCOSO RECEBE FESTIVAL GASTRONÔMICO EM SETEMBRO
DESTINO DE FÉRIAS: PARATY E TRANCOSO PARA TODAS AS IDADES

Costa do Descobrimento, na Bahia

Tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, a Costa do Descobrimento, na Bahia, reúne pontos turísticos históricos, como o Marco do Descobrimento e o Museu de Porto Seguro. É lá também que ficam os lindos vilarejos de Arraial D’AjudaTrancoso.

Para quem quiser mergulhar na história da cultura indígena da região, a Tutabel, uma das melhores pousadas em Trancoso, organiza para os hóspedes visitas a uma aldeia Pataxó. O tour, realizado em parceria com a Aldeia da Caldeira, inclui palestra, passeio pelas ocas, degustação de peixe e até possibilidade de pernoite.

Divulgação
Pousada na Bahia
A Tutabel se destaca entre as pousadas em Trancoso

 

Uma vez nas pousadas de Trancoso também dá para ter um contato íntimo com a natureza na Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio do Brasil. O rio que a batiza foi o primeiro a ser mapeado no país, em 1502, e pode ser percorrido em um tours de caiaque.

Siga a cobertura de nossos repórteres no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories repletos de informações.

Com localização privilegiada, a Pousada Tutabel fica em uma faixa de areia exclusiva da praia de Itapororoca. De lá, é fácil chegar no badalado Quadrado, o coração de Trancoso, onde há lojas, bares e restaurantes cheios de charme.

Faça aqui sua reserva na Pousada Tutabel

Petrópolis, no Rio de Janeiro

Quando a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, diversas cidades nos arredores cresceram. O clima ameno da região serrana, por exemplo, conquistou Dom Pedro II, que coroou Petrópolis com um refúgio de verão para a corte portuguesa. O casarão hoje abriga o Museu Imperial e guarda relíquias do Segundo Reinado (1840-1889), como joias, móveis e documentos.

 

Divulgação
Hotel em Petrópolis
O Hotel Solar do Império ocupa uma edificação histórica em Petrópolis

 

Outros casarões históricos se transformaram em pousadas, como o que abriga o Hotel Solar do Império. Logo na entrada da edificação construída em 1875 destacam-se colunas neoclássicas e belos jardins. O chá da tarde no restaurante Imperatriz Leopoldina e o café da manhã, servido a qualquer hora do dia, estão entre os pontos fortes do hotel.

Faça aqui sua reserva no Hotel Solar do Império 

Aluguel de carro mais barato? Pesquise por diversas locadoras de uma vez na Rentcars e encontre os melhores preços.

Paraty, no Rio de Janeiro

Paraty é outra cidade fluminense que prosperou nos tempos do império. Fundada em 1667 , preserva joias arquitetônicas como a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o casario colorido que a cerca, num labirinto de ruas de pedras irregulares.

Divulgação
Pousada em Paraty
Pousada Literária, em Paraty, é uma boa pedida para curtir fins de semana, feriados e eventos locais, como a FLIP

 

Há muitas pousadas no Centro Histórico de Paraty, como a Literária. Hospedagem oficial da Flip, a maior festa literária nacional, a pousada tem ambiente romântico. São apenas nove suítes, 13 apartamentos e três vilas. Há ainda a possibilidade de se hospedar na Casa no Saco do Mamanguá, que fica ilhada em um braço de mar.

Reserve tours, ingressos e transfers antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.

Cercada por uma densa mata, Paraty guarda trilhas abertas nos séculos 18 e 19, que levam para inúmeras cachoeiras. A cidade também é ponto de partida para deliciosos passeios de barco em direção a ilhas e praias da região, como Trindade, Ilha do Araújo e Ilha dos Cocos.

Divulgação
Fazenda histórica
A Fazenda Bananal, em Paraty, foi aberta recentemente à visitação

 

Outra opção de tour pela região é a Fazenda Bananal, construída no século 17. Aberto recentemente para visitação, o local ajuda a contar a história dos diversos ciclos de produção no Brasil, incluindo cana, açúcar e farinha de mandioca.

Faça aqui sua reserva na Pousada Literária




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;