Setecidades Titulo
Pensar a história do Grande ABC globalmente
Ademir Medici
25/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Rio Grande da Serra, 2017

 

Será realizada amanhã reunião preparatória do 14º Congresso de História do Grande ABC

Pauta: apresentação da programação

Local: Creb (Centro de Referência de Educação Básica)

Endereço: Rua do Progresso, 251 – Centro de Rio Grande da Serra

Horário: 14h às 16h

Aberta a todos os interessados

 

A universalidade do Grande ABC, defendida em 13 congressos regionais de história – Rio Grande da Serra realizará o 14º em novembro – pode ser exemplificada em levantamentos como o de hoje, do pesquisador Pedro Cordeiro.

Cordeiro é de Ribeirão Pires. Uma das lideranças da Pró-Memória local. Outro dia, em companhia de Otavio David, também de Ribeirão Pires, os dois participaram do encontro mensal dos pesquisadores de São Bernardo – intercâmbio puro.

E, agora, aproveitando o mês da fundação do Flor do Mar FC, de Santo André, Pedro Cordeiro envereda pela história do clube, citando dois andreenses da gema, Ivan Canever e Paschoalino Assumpção, o eterno coordenador do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória) do Grande ABC.

Aliás, Paschoalino sempre defendeu uma ação global da memória do Grande ABC, passando por cima de eventuais recaídas do bairrismo, que não leva a lugar nenhum.

 

A esquadra da Vila Assunção

Texto: Pedro Cordeiro

 

O jornal Assunção, nº 18, 1997, traz um pouco da história desse clube da Vila Assunção, em Santo André. O Flor do Mar foi fundado em 18 de outubro de 1924, conforme estatuto aprovado em 20 de dezembro de 1929.

O campo ficava na Rua Oito de Abril e a sede social, na Rua Regente Feijó. Permaneceu nesse endereço até por volta de 1955. Muda, então, para a Praça Almeida Junior (segundo largo da Vila Assunção).

A reportagem destaca alguns dos diretores da década de 1960: Antonio Ripa Muniz, Ferrucio Zampa, Angela Mofa, Antonio Dias, José Delanoce, Leonildo Rigone, Aparecido Matheus, José Campos e Rodanei Mazini.

Paschoalino Assumpção, no livro História do Futebol em Santo André, faz várias citações deste clube.

A equipe do Flor do Mar em 1935, com José Tirapani, Joaquim J. Figueiredo, Agostinho Guazzeli, Ricardo O. Barros, Dionisio Orlandini, Raul Fernandes, Haroldo Lanzelotti, Horácio Gonçalves, Aldo de Moraes, Antonio Carvalho, João Vicente, Lorenço Aceto, Ernesto Ciarleglio, Antônio Vicente, João J. Martins e Eugenio Dos Santos.

1936 – O Flor do Mar abandona a LEMS (Liga Esportiva Municipal São-bernardense) e participa da fundação da Lesa (Liga Esportiva de Santo André).

Em 1958 o Flor do Mar disputa campeonato em São Bernardo.

Em 1970, a desativação de um clube que, se sobrevivesse, hoje seria um dos mais antigos do Grande ABC, com 93 anos de histórias – 88 se considerarmos a data da aprovação dos estatutos.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 25 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6582

Manchete – Planalto manobra contra a Constituinte

Santo André – Erosão ameaça apartamentos em Camilópolis.

Saúde – Surdez prejudica 60% dos metalúrgicos. Reportagem: Francisco Fukushima.

Indústria – No Anhembi, a abertura da 5º Brasil Transpo, com produtos de 136 empresas da indústria automobilística brasileira, incluindo-se as montadoras do Grande ABC.

 

Em 25 de outubro de...

1902 – Armando Ítalo Setti nasce na Vila de São Bernardo. Foi prefeito do município (nomeado) entre 1930 e 1932. Foi também vereador.

1937 – Realizado o programa Hora dos Calouros no Cine-Teatro Carlos Gomes, em Santo André.

1972 – Decreto reformula a bandeira e brasão de Santo André, em trabalho do médico e historiador Octaviano Armando Gaiarsa.

1982 – Falece Newton Ataliba Madsen Barbosa, topógrafo e historiador, secretário municipal de Obras em São Bernardo

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 25 de outubro:

Em São Paulo, Casa Branca, Penápolis e Flórida Paulista

No Rio Grande do Sul, Alegrete, Caçapava do Sul, São José do Norte e Triunfo

No Ceará, Aracati, Icó e Ipueiras

Em Minas Gerais, Guanhães e São Sebastião do Paraíso

No Maranhão, Humberto de Campos

Na Bahia, Itaparica, Jequié, Jeremoabo e São Félix.

Na Paraíba, Mamanguape

No Rio de Janeiro, Miguel Pereira

Fonte: IBGE

 

Hoje

Dia da Democracia

Dia da Saúde Dentária

Dia do Cirurgião-Dentista

Dia do Sapateiro

Dia Mundial do Macarrão

 

 

Santos do Dia

Antônio de Sant’Anna Galvão, frei Galvão (Guaratinguetá, SP, 10-5-1739 – São Paulo, SP, 23-12-1822). Fundador do Mosteiro da Luz, na Avenida Tiradentes, na Capital. O primeiro santo brasileiro canonizado, cuja data, 25 de outubro, foi estabelecida pelo papa João Paulo II e mantida pelo papa Bento XVI quando da canonização, em 2007.

 

Baltazar de Chiavari

Crispim

Crispiniano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;