Esportes Titulo Crise
Chekin desabafa sobre dispensa de atletas
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
21/01/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


O secretário de Esportes de São Caetano, Mauro Chekin, desabafou. Com a dispensa de 700 atletas em decisão da Prefeitura de renovar e cortar gastos, foi possível sentir o desconforto do dirigente, que tentou argumentar as baixas nas modalidades do município.

"Não fico contente de realizar essa renovação, mas a máquina está inchada e era preciso fazer alguma coisa", disse Chekin. "Sou um cara que vive há 36 anos o esporte na Prefeitura. Fiquei sabendo que sou a pessoa física que mais venceu os Jogos Abertos como chefe de delegação (13 títulos)."

Maior vencedora na história recente dos Jogos Regionais e Abertos do Interior, a cidade participará das edições deste ano com quem estiver disponível, segundo o secretário. "Vamos disputar com os atletas que tivermos. Teoricamente, esse número vai cair bastante, mas é algo novo para a gente e vamos fazer reengenharia para ver ao certo como vai ser, buscar parceiros na cidade", explicou o secretário.

No entanto, outro evento,de porte internacional, pode mudar os planos em relação aos Regionais (que, aliás, serão disputados em São Caetano neste ano) e isso, inclusive, interferiu na decisão da Prefeitura nas recentes dispensas.

"Neste ano, teremos os Jogos Mundiais Militares e 80% dos atletas de ponta, que representam não apenas São Caetano, participam. E a competição coincide com os Jogos Regionais (julho). Se não mudar a data, São Caetano será representado por quem? A gente paga mas não tem retorno? Então, numa análise fria, isso também foi colocado na balança", disse Chekin.

Em 2007, diversas modalidades foram finalizadas no município, como o caratê, a malha, o handebol feminino, o futebol e futsal femininos e a luta olímpica. O resultado não foi negativo. "Mesmo assim, fomos campeões dos Abertos naquele ano. É um corte semelhante, mas neste tentamos fazer algo de melhor nível. Acabamos mal-interpretados", explicou o secretário.

O dirigente negou os boatos de salários atrasados. "Todos os atletas estão com pagamento em dia. Hoje não se deve um centavo a ninguém. O que magoa as pessoas as faz falarem com o fígado e não com o coração."

Chekin confirmou a renovação com cerca de 300 dos 700 dispensados e disse que os coordenadores dos esportes têm conhecimento da proposta. "Sabem sim, isso foi falado para eles e vai acontecer. Não sabemos em quais modalidades, estamos analisando o custo-benefício, estudando modalidade a modalidade."

Além de Edinanci Silva, Carlos Honorato e Diogo Silva, o taekwondista Márcio Venceslau foi dispensado. Segundo o secretário, por serem atletas de ponta, "têm mais peso na avaliação."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;